segunda-feira, 26 de maio de 2008

Fw: Lula: América do Sul caminha para ter moeda única

URL: http://congressoemfoco.ig.com.br/Ultimas.aspx?id=22454

O presidente Lula defendeu hoje (26) a criação de um Conselho de Defesa
Sul-Americano e disse que a região caminha para ter um banco central
único e uma mesma moeda. Em seu programa semanal de rádio, o Café com o
Presidente, Lula reafirmou que a União das Nações Sul-Americanas
(Unasul), criada na última sexta-feira, vai fortalecer a integração
econômica e social dos países.

"Nós agora estamos criando o Banco da América do Sul. Nós vamos
caminhar para termos um Banco Central único, para ter moeda única. Isso
é um processo e não é uma coisa rápida", declarou.

O presidente disse que está disposto a convencer o seu colega
colombiano, Álvaro Uribe, a ceder em sua resistência às discussões da
Unasul. "Ficou para nos próximos 90 dias a gente elaborar melhor a
proposta, tirar algumas divergências e aprovar. A verdade é que, dos 12
países, apenas a Colômbia colocou objeção. Depois eu conversei com o
presidente Uribe. Vamos voltar a conversar. E eu acho que as coisas vão
se acertar". O presidente da Colômbia também resiste à criação do
Conselho de Defesa.

Lula estabeleceu um paralelo entre a Unasul e a União Européia (EU), ao
lembrar que alguns países europeus também não aceitaram a unificação da
moeda nem a Constituição do bloco. Mas, apesar disso, ressaltou, não
houve crise na região. "O importante para mim é uma frase que eu disse
quando tomei posse em 2003: vamos começar fazendo o necessário, depois
o possível, depois, quando nem imaginarmos, estaremos fazendo o
impossível."

Para Lula, a criação do novo bloco muda o tabuleiro da geopolítica e
reduz a dependência dos sul-americanos em relação aos Estados Unidos e
à União Européia. "Mudou a compreensão de que, juntos, poderemos ser
muito mais fortes e soberanos. E que poderemos fazer mais e
melhor." (Edson Sardinha)

--

Nenhum comentário: