quinta-feira, 1 de maio de 2008

Ativistas do movimento negro criticam política de cotas

Igualdade racial
Ativistas do movimento negro criticam política de cotas

O ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal,
recebeu, nesta quarta-feira (30/4), sindicalistas, empresários e
ativistas dos movimentos negros para discutir a política de cotas
raciais nas universidades. O grupo entregou um documento sobre duas
Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs 3.197 e 3.330) que
questionam a implantação de cotas raciais em universidades públicas.

"Esse sistema de cotas raciais na Amazônia está obrigando os caboclos a
se identificarem como negros, ou seja, é uma forma de etnocídio. Estão
matando a identidade do caboclo da Amazônia", afirmou o presidente do
Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro, Leão Alves.

Ele informou que, atualmente, a Amazônia apresenta conflitos entre
caboclos, mulatos e negros. "Na Amazônia, a maioria dos pardos não são
afro-descendentes, são caboclos", disse, ressaltando que "o sistema de
cotas impõe interesses de um grupo à destruição de outro". Recordando a
mistura de raças do país, ele concluiu que "o sistema de cotas não é o
consenso e vai contra a nossa formação cultural".

Para o representante do Fórum Afro da Amazônia, Francisco Johny, o
governo federal deveria investir mais em ensino básico. "Nós sabemos
que nem toda a população negra termina o ensino médio, nem chega ao
nível superior porque não tem uma educação básica de qualidade e curso
de capacitação", afirmou.

"Os negros podem chegar às universidades federais e concorrer às vagas
sem a ajuda de cotas raciais", disse, argumentando que o sistema
contestado pelo grupo aumenta a discriminação no Brasil. Por fim,
revelou que alguns movimentos negros estão "acorrentados a partidos
políticos. Esse caso é político". --
http://conjur.estadao.com.br/static/text/65972,1


--
Linux 2.6.25: Funky Weasel is Jiggy wit it
http://u-br.net
Astor Piazzolla & The New Tango Sextet - "Luna" (Finally Together -
Volumen 1 - 1992)

Nenhum comentário: