quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Jereissati denuncia problema de caixa "sério" da Petrobras

URL: http://congressoemfoco.ig.com.br/Ultimas.aspx?id=25670


O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) interrompeu há pouco a votação da Medida Provisória 441/08 para fazer um comunicado que, a depender dos desdobramentos, terá implicações diretas para a maior empresa brasileira, a Petrobras. Segundo o tucano, a petrolífera estaria com problema de caixa “sério”, e teria pedido empréstimo à Caixa Econômica Federal para reforçar as reservas.

“Recebi informações o dia inteiro de que a Petrobras está com problema de caixa sério. Isso, por si só, já é um assunto grave”, disse Jereissati, que esperou o fechamento da Bovespa para anunciar a notícia. “Como é que pode a Petrobras, num momento como esse – em que estava, há uma semana, cantada e decantada como o símbolo da riqueza e prosperidade do país e do governo – estar sofrendo problema de caixa sério?”

Jereissati disse que auditores da Petrobras identificaram problemas para obtenção de crédito e, não tendo a empresa conseguido empréstimo junto a instituições privadas – como o Banco do Brasil –, recorrer à Caixa. “Que não tem nada a ver com isso. Não é para estar emprestando dinheiro para a Petrobras”, completou o parlamentar cearense, informando que o empréstimo contraído junto à Caixa foi de R$ 2.022,700 bilhões, em 31 de outubro deste ano.

De fato, um documento obtido pela reportagem com “informações trimestrais da legislação societária” da Petrobras encaminhado à Companhia de Valores Mobiliários (CVM) registra a negociação naquele mês. “O empréstimo tem como objetivo reforçar o capital de giro da Companhia”, diz trecho do comunicado.

Depois do pronunciamento, Jereissati e o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), entregaram à Mesa Diretora requerimento de convite, junto à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa, para os presidentes da Petrobras, Sérgio Gabrielli, e da Caixa Econômica, Maria Fernanda Ramos Coelho. "Essa notícia me causou espécie", disse Virgílio, explicando ser fundamental que ambos compareçam para dar explicações sobre o assunto no colegiado. (Fabio Góis)

Aguarde mais informações.

Nenhum comentário: