quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Empossado, Paes anuncia auditoria em obra de César Maia

URL: http://congressoemfoco.ig.com.br/Ultimas.aspx?id=26026


Logo após tomar posse, em cerimônia realizada na Câmara Municipal, o novo prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), anunciou a criação de um gabinete de combate à dengue, a realização de auditorias em obras iniciadas por seu antecessor, César Maia (DEM), e o fim da aprovação automática nas escolas municipais.

Em deu discurso, Paes disse que determinou a suspensão de todos os contratos das obras da Cidade da Música, complexo de salas de concerto que, antes mesmo de sua conclusão, já consumiu R$ 518 milhões. O objetivo, segundo ele, é averiguar, em até 120 dias, se houve alguma irregularidade nas obras.

Educação e saúde

Com a criação do plano de combate à dengue, o prefeito afirmou que pretende evitar que, a exemplo do ano passado, a doença se alastre como epidemia pela capital fluminense. Paes também informou que vai implantar unidades de pronto-atendimento de 24 horas na cidade.

Na área da educação, além de eliminar o programa de aprovação automática, o prefeito anunciou que pretende ampliar o horário escolar. De acordo com ele, as crianças devem ter atividades esportivas e culturais em um dos turnos.

O peemedebista também defendeu o enxugamento da máquina pública e acusou a gestão anterior de ter superestimado as receitas da prefeitura. "Vamos reduzir em 30% os cargos em comissão da administração municipal, com exceção das áreas de saúde e educação", declarou.

O prefeito disse ainda que implantará duas medidas já adotadas na capital paulista: o bilhete único no transporte coletivo e a nota fiscal eletrônica.

Garotinho

Paes tomou posse por volta das 13h na Câmara Municipal, no mesmo local onde, pela manhã, os 51 vereadores eleitos em outubro foram empossados. Jorge Felippe (PMDB) foi eleito presidente da Casa, e o ator e vereador Stepan Nercessian (PPS), o primeiro-vice-presidente.

Eleita para seu primeiro mandato, a vereadora Clarissa Matheus, de 26 anos, filha dos ex-governadores Anthony Garotinho e Rosinha Matheus, foi escolhida nova líder da bancada do PMDB. Clarissa foi eleita com 42.062 votos.  (Edson Sardinha)

Nenhum comentário: