domingo, 25 de janeiro de 2009

Lula: União não colocará dinheiro em estádio para 2014

URL: http://congressoemfoco.ig.com.br/Ultimas.aspx?id=26221


A Copa do Mundo de Futebol de 2014 não terá dinheiro federal para construção de estádios, ao contrário do que aconteceu nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, onde o governo tirou do próprio bolso quase toda a verba para construção de ginásios e praças esportivas. O presidente Lula disse, em entrevista para o canal ESPN Brasil, que a verba da União será somente para infra-estrutura.

"O governo federal não colocará dinheiro em estádio. Isso é de responsabilidade do Estado, dos municípios e dos clubes de futebol", disse Lula, que declarou ter instruído a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, sobre o assunto. "Ela vai conversar pessoalmente com cada cidade que for eleita e combinar a tarefa de cada um. Se a gente não fizer assim, sobra para o Brasil", avaliou.

Segundo o presidente, o dinheiro irá para construção de estradas, de linhas de metrô ou trem, para obras "que melhorem a vida das pessoas". Por enquanto, o governo espera a definição das cidades-sede para iniciar os estudos, estabelecer prioridades e, depois, o repasse de verba.

Durante todo o tempo de organização do Pan do Rio, não faltaram denúncias de mau uso do dinheiro público. A obra custou aproximadamente 300% a mais do que o orçado inicialmente pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Quase a totalidade desse valor veio do governo federal.

Torcedor

Lula também defendeu a candidatura do Rio para os Jogos Olímpicos de 2016. A cidade está no páreo, disputando com a chance de ser sede com com Chicago (EUA), Madri (Espanha) e Tóquio (Japão). "Ninguém consegue me explicar por quê a Olimpíada é feita só por países desenvolvidos. Os Estados Unidos já tiveram, Barcelona já teve, Tóquio já teve. Qual é o preconceito contra a América do Sul? Podemos receber a Olimpíada e temos este direito", disse.

O presidente não deixou de mostrar seu lado torcedor durante a entrevista à ESPN Brasil. Elogiou publicamente a postura do meia Kaká ao recusar a oferta de 110 milhões de euros (mais de R$ 340 milhões) do Manchester City para retirá-lo do Milan. E ainda fez uma previsão para o atacante Ronaldo, contratado pelo Corinthians. "O Ronaldo está vivendo um momento excepcional agora. Mas se não der certo no terceiro jogo vai começar a cobrança normal de todo torcedor", adiantou o corintiano, que espera assistir aos jogos da Copa na arquibancada. (Mário Coelho)

Nenhum comentário: