quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

"O cenário é temeroso no Brasil e no Mundo", diz Skaf

URL: http://congressoemfoco.ig.com.br/Ultimas.aspx?id=26258


O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, disse nesta quarta-feira (28) que sua expectativa em relação ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2009 é próxima do que foi divulgado pelo Instituto Internacional de Finanças (IIF). Segundo o IFF, economia do Brasil deverá apresentar uma forte desaceleração neste ano, crescendo apenas 0,8%. "O cenário é temeroso no Brasil e no mundo", disse Skaf ao Congresso em Foco.

Para o presidente da Fiesp, as projeções do instituto são factíveis pois a União Européia, os Estados Unidos e o Japão terão crescimento negativo de até 2% em 2009. "É possível que o crescimento do mundo seja de 0% e do Brasil perto de 1%. Era por isso que eu não queria fazer previsões no final de 2008. Se isso acontecer vai ter reflexo no emprego", disse. "Nossa prioridade número um deve ser a manutenção dos empregos", completou.

Skaf também apontou novamente a redução da taxa básica de juros como uma das dez soluções para a crise no Brasil. Segundo ele, se a taxa cair dos atuais 12,75% para 8%, o país terá uma economia de R$ 8 bilhões no pagamento da dívida pública. "É por isso que eu defendo reuniões do Copom a cada 15 dias. E esses R$ 80 bilhões poderiam ser utilizados em investimentos na infra-estrutura", avalia o presidente da Fiesp. (Lúcio Lambranho)

Nenhum comentário: