terça-feira, 15 de julho de 2008

Meirelles credita inflação ao aumento de consumo

URL: http://congressoemfoco.ig.com.br/Ultimas.aspx?id=23279


Em audiência pública no Senado hoje (15), o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou que o aumento da inflação no Brasil está sendo causado principalmente pelo aumento de consumo no mundo todo, Brasil inclusive.

“Não há dúvida de que em função do aumento de consumo temos uma pressão mundial sobre os preços das commodities”, explicou Meirelles.

O presidente do Banco Central mostrou gráficos com a expectativa do mercado para a inflação este ano e para 2009. O mercado avalia que em 2008 a inflação girará me torno de 6,48 pontos percentuais e 5 pontos em 2009. A meta prevista do Banco Central para 2009 é 4,5%.

Meirelles procurou tranquilizar os senadores dizendo que o Banco tomará todas as medidas necessárias para conter a inflação. “O Banco está comprometido a fazer o necessário par convergir a inflação para o centro da meta em 2009”.

Caso Dantas

Sobre as acusações que envolvem o banqueiro Daniel Dantas, do grupo Opportunity, investigado pela Polícia Federal na Operação Satiagraha (Leia aqui o relatório na íntegra), o presidente do Banco Central (BC) afirmou que as normas da instituição o impedem de comentar sobre o caso.

Meirelles disse, no entanto, que não há problemas com a fiscalização do sistema bancário e que é preciso separar as ações da instituição financeira daquilo que os seus donos fazem “nas horas vagas”. Segundo Meirelles, o BC fiscaliza os procedimentos dessas instituições, mas informações da área criminal são repassadas ao Ministério Público.

"O que o BC fiscaliza são ações que possam vir a prejudicar a saúde financeira da instituição, a violação de procedimentos que regulam o mercado financeiro. A punição se dá através da esfera administrativa. A esfera criminal, se o BC detecta qualquer indício ele é repassado para o Ministério Público", explicou Meirelles. (Tatiana Damasceno e Renata Camargo)

Atualizada às 14h27

Nenhum comentário: