domingo, 27 de julho de 2008

[Ciências Sociais] Livro O Que Faz o Brasil, Brasil? - Roberto Damatta

URL: http://ebooksgratis.com.br/2008/07/27/ciencias-sociais-livro-o-que-faz-o-brasil-brasil-roberto-damatta/


54915 [Ciências Sociais] Livro O Que Faz o Brasil, Brasil? - Roberto Damatta

No livro o autor procura mostrar que o Brasil é diferente do resto do mundo devido a mistura de raças, crenças, etc. Nós tratamos tudo com muita emoção. Somos muito orais, como diria Freud. Por exemplo, o sexo é visto como comida: “comi fulana, era deliciosa” (isto está mesmo no livro).
Além disso, apesar da discriminação que há no Brasil, a miscigenação é bem vista. Mulatos sempre tem um alto grau de sexualidade em relação aos brancos.

Em sua obra "O Que Faz o Brasil, Brasil?", o antropólogo Roberto Damatta compara a postura dos norte-americanos e a dos brasileiros em relação às leis. Explica que a atitude formalista, respeitadora e zelosa dos norte-americanos causa admiração e espanto nos brasileiros, acostumado a violar e a ver violada as próprias instituições; no entanto, afirma que é ingênuo creditar a postura brasileira apenas à ausência de educação adequada. Pode-se creditar à pouca-vergonha do brasileiro.

Em "O que faz o brasil, Brasil?" Da Matta fala sobre: a questão da identidade brasileira; a relação casa-rua-trabalho; sobre a ilusão das relações raciais; a relação entre as comidas e as mulheres; o momento do carnaval, no qual o mundo passa a ser visto como teatro e prazer; sobre as festas da ordem e o modo de "navegação social": a malandragem e o jeitinho; e, questões ligadas às crenças do povo brasileiro. A obra nos remete à idéia de dois brasis – um com o "b" (simbolizando o país explorado) e outro com "B" (simbolizando uma nação com suas características e valores próprios). A partir das abordagens do autor, chegamos a reflexões diversas sobre a constituição do Brasil, como por exemplo, em relação ao perfil do país, sobre a nossa constituição mestiça, sobre o fato de sermos, em alguns aspectos, conservadores, de sermos considerados um país pobre, devido à má distribuição da renda. Além disso, ele nos demonstra que há um conjunto de informações acerca do Brasil que constitui uma identidade nacional e que, possivelmente, pode determinar um perfil para o Brasil. Percebe-se a problematização de algumas estruturas da composição social brasileira, criando alguns conceitos e aplicando outros, no sentido de compreender o modo como os membros da sociedade brasileira interagem.

DOWNLOAD

Postar um comentário