segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Fw: Lula quer aumentar investimentos na Antártida

URL: http://congressoemfoco.ig.com.br/Ultimas.aspx?id=21077
O presidente Lula, que visitou, neste final de semana, pela primeira
vez, a Antártida, disse hoje (18), em seu programa semanal de rádio
"Café com o presidente", que pretende aumentar os investimentos em
pesquisas naquele continente.

"Nós temos por volta de 40 pesquisadores que estão trabalhando nesse
momento na Antártida. Temos o pessoal da Marinha que faz um trabalho
extraordinário de manutenção da nossa Base. Eu acho que as pessoas não
têm a dimensão da grandeza do continente Antártico e penso que nós
vamos ter que trabalhar para melhorar a situação da Base brasileira,
criar melhores condições para trazer mais pesquisadores, porque eu
tenho consciência que o mundo precisa de muito mais informações sobre a
Antártida do que tem hoje", avaliou.

Uma das idéias de Lula é comprar um navio-laboratório para dar mais
mobilidade aos pesquisadores. "São pessoas que se dispõem a ficar
quatro, cinco, seis meses aqui, pessoas que já voltaram várias vezes e
eu acho que é isso que está dando ao Brasil as condições de ter um
avanço extraordinário na medição da temperatura, nos ventos, e eu acho
que isso vai contribuir para o Brasil e para o mundo", disse Lula
referindo-se à Antártida.

O presidente destacou que a exploração daquele continente é recente. As
pesquisas brasileiras ali, por exemplo, começaram em 1982.

"É um continente de 14,5 milhões de quilômetros quadrados. Isso na
época do verão. Na época do inverno isso ultrapassa 20 milhões de
quilômetros quadrados. Só para se ter idéia, o Brasil tem 8,6 milhões
de quilômetros quadrados. Imagina o que são quase duas vezes o tamanho
do Brasil. É um continente extraordinário, e praticamente inexplorado",
destacou Lula.

O presidente voltou de viagem hoje pela manhã. Ele desembarcou na base
aérea de Brasília por volta das 7h. (Soraia Costa)

--

Nenhum comentário: