Ciro Pedrosa: "Esforço para reduzir acidentes com motocicletas tem
enorme relevância." A Comissão de Viação e Transportes aprovou a
obrigatoriedade de instalação de antenas nas motocicletas para a
proteção dos condutores contra fios com cerol de pipas. O Projeto de
Lei 6378/05, do deputado Nilson Mourão (PT-AC), recebeu parecer
favorável do relator Ciro Pedrosa (PV-MG).
Atualmente, o condutor instala essas antenas por conta própria na parte
dianteira das motos, perto do painel de instrumentos. Segundo o
projeto, o equipamento deve ser um item obrigatório para o veículo sair
da fábrica.
Outros equipamentos
O relator também aprovou o substitutivo da Comissão de Desenvolvimento
Econômico, Indústria e Comércio. O substitutivo prevê que só poderão
ser vendidas no País as motocicletas que também apresentem equipamento
de segurança para proteção dos membros inferiores do condutor e do
passageiro; pisca-alerta; e acendimento automático do farol.
O texto também determina que as campanhas educativas de trânsito
incluam esclarecimentos sobre a instalação dos dispositivos de
segurança mencionados e divulguem, nas escolas, informações sobre os
riscos gerados pelo uso do cerol em pipas.
Linhas abandonadas
Nilson Mourão ressalta que, depois de cortadas, as linhas com cerol são
abandonadas nas ruas e avenidas e "colocam em risco a vida de muitas
pessoas, sobretudo de motociclistas, que ao cruzarem uma dessas linhas
têm o rosto ou pescoço cortado gravemente".
O cerol é feito com cola e cacos de vidro moídos que dão às linhas um
alto poder de corte. Nas competições, vence quem consegue cortar o fio
da outra pipa. Segundo o parlamentar, a instalação do equipamento tem
salvado muitas vidas, porque, quando a linha atinge a antena, ela
desliza para a extremidade superior, rompendo-se antes de qualquer
contato com o condutor.
Aumento do tráfego
Ciro Pedrosa destaca ainda que o aumento do tráfego de motocicletas nas
ruas e estradas do País tem como conseqüência um número cada vez maior
de acidentes. Embora representem pouco mais de 11% da frota nacional de
veículos automotores, as motocicletas respondem por 25% dos acidentes
de trânsito com vítima.
O parlamentar informa que, segundo dados recentes do Instituto de
Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), os acidentes envolvendo
motocicletas custam ao Brasil R$ 685 milhões por ano. "Portanto, todo o
esforço que se fizer em direção à redução dos desastres com
motocicletas tem uma enorme relevância", alerta.
Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada ainda
pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Íntegra da proposta:
- PL-6378/2005
Notícias anteriores:
Viação e Transportes aprova norma de segurança para motos
Comissão aprova uso em motos de antenas contra cerol
Reportagem - Cristiane Bernardes
Edição - Renata Tôrres
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http://www2.camara.gov.br/internet/homeagencia/materias.html?pk=118674
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