quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Palestinos protestam em Brasília contra ataque de Israel

URL: http://congressoemfoco.ig.com.br/Ultimas.aspx?id=26020


Cerca de 100 manifestantes protestaram hoje (31) em frente à embaixada de Israel, em Brasília, contra os ataques israelenses na faixa de Gaza. Organizada pelo Movimento Democracia Direta (MDC), a manifestação foi marcada pela queima de bandeiras de Israel e por desentendimentos internos. Simpatizantes dos grupos Fatah e Hamas trocaram empurrões, mas não houve registro de feridos. 

Desde o sábado passado (27), cerca de 380 pessoas morreram e outras 1.700 ficaram feridas por causa da ofensiva israelense, a pior desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967.

Apesar da pressão internacional, o governo israelense se nega a cessar os ataques e alega que a ofensiva é uma resposta à violação, pelo grupo palestino Hamas, da trégua de seis meses encerrada oficialmente no último dia 19.

Por causa dos desentendimentos internos, os manifestantes desistiram de seguir até a embaixada dos Estados Unidos, onde pretendiam intensificar os protestos em Brasília, cobrando uma posição do governo norte-americano, aliado histórico de Israel. Mas deixaram um manifesto na portaria da embaixada israelense, protestando contra o emprego da força bélica e criticando os acordos de paz que propõem a devolução de apenas 8% do território palestino. (Edson Sardinha)

Nenhum comentário: