terça-feira, 24 de julho de 2012

Marcos Valério ameaça revelar ‘encontros secretos’ com Lula

URL: http://www.implicante.org/blog/marcos-valerio-ameaca-revelar-encontros-secretos-com-lula/


De acordo com reportagem publicada na revista Veja desta semana, o empresário Marcos Valério estaria ameaçando revelar ao Ministério Público detalhes de conversas suas com o então presidente Lula. Os encontros teriam ocorrido antes das primeiras denúncias de corrupção. Abaixo destacamos um trecho da reportagem de Rodrigo Rangel:

Em maio, quando os ministros do STF já debatiam a data de início do julgamento (do mensalão), petistas influentes foram mobilizados para conter a ofensiva de Marcos Valério. De Belo Horizonte, onde mora, o operador do mensalão fez chegar à cúpula do PT a ameaça: depois de refletir muito, teria finalmente decidido procurar o Ministério Público para revelar alguns segredos – o principal deles, supostos detalhes de suas conversas com Lula em Brasília. O ex-presidente sempre negou a existência de qualquer vínculo entre o operador do mensalão antes, durante e depois do escândalo. Para mostrar que não estava blefando, como já fizera em outras ocasiões, o empresário disse que enviaria às autoridades um vídeo com um depoimento bombástico, gravado por ele em três cópias e escondido em lugares seguros. Seria parte do acordo de delação premiada com os procuradores. Seu arsenal também incluiria mensagens e documentos que provariam suas acusações.

Os petistas destacados para descobrir se as ameaças de Valério não seriam apenas blefe são, de acordo com a reportagem, Paulo Okamotto, atual diretor-presidente do Instituto Lula, e Luiz Eduardo Greenhalgh, advogado do PT e amigo pessoal de Lula. A reportagem de Veja entrou em contato com os dois, mas somente Okamotto aceitou falar:

Paulo Okamotto admitiu ter participado de reuniões com Marcos Valério, mas disse que isso nada tem a ver com ameaças ou chantagens: “Ele queria me encontrar porque às vezes queria saber como está a política, preocupado com essas coisas”. O mensaleiro escolheu como consultor o melhor amigo do ex-presidente que chantageia há sete anos.

É isso que vocês leram, Okamotto afirmou que se deslocou até Belo Horizonte para sanar curiosidades do mineiro sobre “como está a política”. Parece que o presidente do Instituto Lula está com bastante tempo livre em sua agenda.
A íntegra da reportagem está na edição impressa de Veja.

Leia também:

  1. Lula, Marcos Valério sentiu sua falta
  2. Marcos Valério é condenado a mais de 9 anos de prisão
  3. Marcos Valério é preso novamente
  4. Marcos Valério e Delúbio Soares: a boa sorte dos indiciados no Mensalão
  5. Em Washington, Lula zomba do relatório da PF sobre mensalão

Nenhum comentário: