domingo, 22 de julho de 2012

Propriedade privada significa preservação

URL: http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1361


Safari.jpgEm nossos outros safáris, ainda veríamos tanto o rinoceronte negro quanto o branco, animais enormes cujos chifres são muito apreciados na China e no Vietnam por razões medicinais.  De acordo com a BBC, "o preço do chifre de rinoceronte no mercado negro está atualmente em torno de 35 mil libras (55 mil dólares) o quilo". A África do Sul abriga cerca de 70 a 80 por cento da população mundial de rinocerontes; e, sendo o comércio anual de seu chifre um negócio multibilionário, no ano passado 450 deles foram mortos por caçadores ilegais no país.

Reservas naturais privadas fazem todo o possível para afugentar os caçadores. Afinal, sendo parte dos "Cinco Grandes", rinocerontes são raros e sua reposição é de alto custo. Mas no Parque Nacional Kruger, administrado pelo governo, quatro guias foram presos recentemente por envolvimento em operações ilegais de caça a rinocerontes.

A legalização do comércio de chifres de rinoceronte está sendo debatida na África do Sul, mas entidades ambientalistas como o WWF (World Wildlife Fund) são veementemente contra a ideia. "Nós entendemos a necessidade de se adotar novas medidas de combate ao comércio de chifres de rinoceronte, mas somos contra a noção de que legalizá-lo seja a solução", disse Morne du Plessis, do WWF sul-africano.

Nenhum comentário: