terça-feira, 30 de agosto de 2011

“Corrupção de Sarney a Lula”, ebook gratuito por Eduardo Graeff

URL: http://www.implicante.org/blog/corrupcao-de-sarney-a-lula-ebook-gratuito-por-eduardo-graeff/


Está disponível para download o ebook “Corrupção de Sarney a Lula“, escrito por Eduardo Graeff, ex-Secretário-Geral da Presidência da República no governo FHC. Com menos de 40 páginas, o livro relembra os casos mais emblemáticos de corrupção no Brasil desde o governo Sarney e traz o histórico de medidas tomadas pelos sucessivos presidentes para combatê-la.

Destacamos o trecho em que Graeff desmonta a ladainha petista de que eles “apenas fizeram o que todos os outros fazem” quando chegaram ao poder, evidenciando que o esquema que originou o escândalo do Mensalão – e que, em certa medida, desembocou no “modo petista de governar” que vemos hoje – é peculiar ao partido e já existia bem antes de o PT chegar ao governo federal:

(…) Os casos CEPEM e Santo André se destacam porque expõem a corrupção no núcleo dirigente do PT dez anos antes da conquista da Presidência da República. Nenhuma "inocência original", portanto. Se os sintomas da doença se acentuaram na chegada do partido ao centro do poder em Brasília, seu vírus veio plenamente desenvolvido do berço político-sindical do PT em São Paulo.

Não é um vírus qualquer. O PT não se limitou a fazer o que todos fazem, como muitos simpatizantes e filiados do partido querem crer. Esquemas de corrupção protagonizados por caciques municipais e regionais e/ou conluios ad hoc de políticos, funcionários e empresários atrás de recursos federais parecem brincadeira comparados com o vasto esquema ou sistema instalado no comando do maior partido brasileiro, como deixa claro a denúncia do "mensalão" pela PGR.

Caso especialíssimo de divisão do trabalho intelectual e braçal: os quadros vindos da esquerda comunista dão um álibi ideológico para os "erros" do PT – a dupla moral que despreza a legalidade burguesa e a hipocrisia das elites, mas justifica o uso de meios baixos em nome dos altos fins da vanguarda revolucionária. Quem bota a mão na massa, porém, são operadores financeiros vindos, na maioria, do movimento sindical. (…)

O ebook pode ser baixado em três formatos: PDF (para imprimir), EPUB (para iPad) e MOBI (para Kindle).

Leia também:

  1. Campinas: Lula e Dirceu defendem os acusados de corrupção
  2. O “parabéns Dilma!” terá de esperar. Presidente mantém ministro ligado a escândalo de corrupção
  3. Temer investigado por suspeita de corrupção no Porto de Santos/SP
  4. 22 Mensaleiros livres da “formação de quadrilha”. Absolvição? Nada… Prescrição!!!
  5. Mensalão: PF pede a Ministério Público investigação no BB e varredura em conta do PT

Nenhum comentário: