URL: http://congressoemfoco.ig.com.br/Ultimas.aspx?id=25080
O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), anunciou nesta sexta-feira (17) que vai exonerar o próprio chefe de gabinete, Florian Madruga. O motivo da demissão é o fato de o servidor ser tio de João Paulo Madruga lotado atualmente no gabinete da Presidência da Casa.
“Tendo em vista que o Dr. Florian é um servidor que tem 30 anos de serviço e já poderia estar aposentado, ele preferiu optar pela sua saída e deixar o sobrinho no cargo”, explicou Garibaldi.
No lugar de Florian assumirá, segundo o peemedebista, o servidor Sérgio Penna, que nos últimos cinco anos chefiou a consultoria jurídica do Senado.
Além do chefe de gabinete, Garibaldi também informou que “vários” diretores e servidores, cujas contratações ferem a súmula editada pelo Supremo Tribunal, serão demitidos ainda hoje.
Filha e cunhada exoneradas
Também nesta sexta-feira, a filha e a cunhada do senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA) pediram, sob protesto, demissão dos cargos comissionados que exerciam desde 1997.
Em nota, Janaína Cafeteira (filha) e Maria Teresa Rodrigues Lima (cunhada) dizem ser vítimas de uma situação constrangedora e que o pedido de exoneração ocorre após “uma avalanche de notícias infundadas” contra o senador.
O motivo do constrangimento deve-se ao fato, segundo elas, de a súmula, que estabeleceu vedações a nomeações de parentes por partes de agentes públicos, isentar da demissão os parentes que assumiram cargos antes do mandato do parlamentar.
“A Advocacia do Senado confirmou a exceção, o que nos resguardaria da exigência de exoneração. O que ocorreu após isso foi uma avalanche de notícias infundadas e distorções como se o senador Cafeteira pretendesse burlar ou fugir do rigor da lei. (Erich Decat)
Altos funcionários do Senado mantêm parentes
Nepotismo põe Garibaldi contra a parede
Mesa do Senado ignora ofício sobre nepotismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário