quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Mantega pede que congressistas contenham gastos

URL: http://congressoemfoco.ig.com.br/Ultimas.aspx?id=25337


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, pediu hoje (30) que os parlamentares não aumentem os gastos com reajustes dos servidores e que rejeitem a proposta que acaba com o fator previdenciário. Em audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, ele disse que as despesas estão sob controle, mas, num ambiente de crise internacional, é impossível fazer os gastos crescerem.

“Eu conto com os senhores para não aprovarem mais aumento de gastos com os servidores e a Previdência”, afirmou Mantega.

De acordo com ele, as despesas com pessoal do governo representam 4,6% do Produto Interno Bruto (PIB) e estão abaixo dos níveis das gestões anteriores. “É perfeitamente administrável, mas, com crise, não dá para se dar aumentos.”

Nos últimos meses, o Congresso aprovou várias medidas provisórias – ou seja, enviadas pelo próprio Executivo – que concederam aumentos generosos para milhares de servidores. Em alguns casos, os salários chegarão a R$ 20 mil por mês em 2010.

Por causa disso, o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), ironizou o ministro Mantega: “O senhor tem que avisar o PT disso”. O ministro da Fazenda respondeu que o pedido era para todos os parlamentares.

Basicamente, o fator previdenciário é o mecanismo de cálculo do valor das aposentadorias que premia quem fica mais tempo na ativa e reduz a remuneração de quem se aposenta mais cedo. Projeto para extingui-lo foi aprovado este ano pelo Senado e, na Câmara, já há parecer favorável na Comissão de Seguridade Social.

O governo estima que, se o PL for aprovado, as despesas com a Previdência Social alcançarão 16% do PIB em 40 anos.

Caso a caso

Ao sair da audiência com Mantega, o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), afirmou que é necessário cautela no aumento das despesas. Mas disse que alguns casos devem ser analisados à parte, como a medida provisória que cria 2 mil cargos na Polícia Federal.

“No momento temos que ter cautela, mas há aqueles que se justificam como contratar pessoal especializado. A Polícia Federal continua desfalcada em seus quadros”, disse Garibaldi.

O presidente do Senado afirmou haver acordo entre os parlamentares para votarem, na semana que vem, quatro medidas provisórias, como a MP 442 – umas das medidas anticrise editadas pela equipe econômica. A norma permite o auxílio a instituições bancárias menores e abre crédito para exportadores.

Insuficientes

Virgílio avaliou as medidas do governo vieram tarde e são insuficientes. Ele afirmou que a bancada colocou dois economistas para analisar a MP 442 de forma “acurada”.

O tucano disse que abancada continua contra o Fundo Soberano, cujo texto principal foi aprovado na Câmara, e a MP 443, que permite que o governo socorra bancos, seguradoras e fundos de pensão em crise. “Queremos afastar qualquer viés estatizante do sistema financeiro”, disse Virgílio.

Uma das emendas dele à MP 443 limita em 20% a compra de ações de instituições financeiras em dificuldades. (Eduardo Militão)

Nenhum comentário: