quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Caixa vai injetar dinheiro nas construtoras

URL: http://congressoemfoco.ig.com.br/Ultimas.aspx?id=25126


Preocupado com a retração no setor de construção civil e habitação, o governo inclui na MP 443 a possibilidade de a Caixa Econômica Federal injetar dinheiro nas construtoras. Ela vai criar uma empresa de participação acionária para capitalizar as empresas.

Segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, as empreiteiras obtiveram muitos recursos no ano passado, mas, com a crise econômica mundial, pode haver interrupção desse fluxo de dinheiro. A MP 443 vem compensar a perda com a injeção de recursos da Caixa Par – A Caixa Participações.

“Isso significa dar capital a essas empresas para levarem adiante seus negócios. É para reforçar o setor de construção civil, para que ele continue a ter esse desempenho”, explicou Mantega, hoje, em entrevista coletiva.

Ele ressaltou que a participação dos financiamentos habitacionais ainda é tímida em relação ao PIB (cerca de 3%, comparados a índices de 30% em alguns países desenvolvidos). Entretanto, Mantega lembrou que o governo considera “importante” manter aquecido o setor.

Troca de moedas

A MP 443 também permite que o Banco Central troque o real por outras moedas internacional, além do costumeiro dólar. “É uma medida preventiva. Não tem essa necessidade no momento”, adiantou o presidente do BC, Henrique Meirelles.

Ele não quis dizer quais países já demonstraram interesse em trocar suas moedas por reais. (Eduardo Militão)


Nenhum comentário: