URL: http://www.soninha23.can.br/2008/09/soninha-dobra-inteno-de-votos-em-20.html
O Datafolha aponta um crescimento de 100% em 20 dias nas intenções de votos em Soninha Francine, candidata do PPS à Prefeitura de São Paulo. Dos 2% na pesquisa realizada em 21 e 22 de agosto, Soninha subiu agora para 4% no levantamento obtido nos dias 11 e 12 de setembro, já refletindo a participação no debate da TV Bandeirantes e o episódio da denúncia da vereadora do PPS contra o "toma lá, dá cá" vigente na Câmara Municipal.
Mais satisfatório ainda é notar que Soninha é a candidata com menor taxa de rejeição (16%) e, novata na política, está tecnicamente empatada com o eterno candidato do PP, Paulo Maluf, o campeão de rejeição (57%), que foi exatamente quem atacou de forma mais rude e injusta a vereadora por ter explicitado essa relação promíscua dos parlamentares paulistanos - que Maluf conhece tão bem, por já ter sido prefeito e obtido maioria na Câmara à base de muita negociação. Não por acaso, também, o corregedor da Câmara - que ameaça cassar o mandato de Soninha por ter criticado seus colegas - é o vereador Wadih Mutran, do PP malufista (leia outros detalhes sobre os vereadores no Blog do PPS/SP).
O empate técnico (dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais) entre Soninha e Maluf já produziu ao menos um efeito concreto - além de "lavar a alma" de quem defende um novo jeito de fazer política, onde "malufar" deixe de ser um verbo e as verbas públicas sejam usadas apenas para o bem comum. A Rede Globo, que realizava a cobertura diária dos quatro primeiros candidatos na pesquisa (Marta, Kassab, Alckmin e Maluf), relegando para segundo plano a agenda diária da candidata do PPS, já comunicou que terá que rever a sua estratégia de "cinco para um" (Maluf era acampanhado de segunda a sexta, enquanto a campanha de Soninha merecia registro no SPTV apenas uma vez por semana).
O Datafolha registra ainda a queda da líder Marta Suplicy (PT) e, pela primeira vez, Gilberto Kassab (DEM) superando Geraldo Alckmin (PSDB) na vice-liderança. A mesma oscilação foi registrada pela pesquisa Ibope, também divulgada neste fim-de-semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário