quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Ranking do Banco Mundial coloca o Brasil entre os piores para empreender

URL: http://www.implicante.org/noticias/ranking-do-banco-mundial-coloca-o-brasil-entre-os-piores-para-empreender/


Levantamento do Banco Mundial analisou 185 economias. Brasil ficou em 130º no ranking geral e em último quando analisados os itens impostos e burocracia.

presidente dilma e1352135778260 436x338 Ranking do Banco Mundial coloca o Brasil entre os piores para empreender

Reportagem publicada no portal de Veja:

O mais recente levantamento sobre o tema, o “Doing Business 2013: Regulamentos Mais Inteligentes para Pequenas e Médias Empresas”, foi divulgado pelo Banco Mundial neste mês e coloca o Brasil na 130ª posição entre 185 economias. Elaborado anualmente pelo Banco Mundial desde 2003, o relatório  avalia a facilidade de uma empresa funcionar, considerando apenas questões tributárias e regulatórias – como processos necessários para abertura, instalação e operação de um negócio. "Nosso objetivo é identificar as oportunidades de reformas internas para criação de um ambiente mais competitivo", diz a economista Rita Ramalho, uma das coordenadoras do trabalho. "Parece uma pena que um país como o Brasil, que vive um momento tão oportuno, com um mercado consumidor crescente, não tenha evoluído no ritmo necessário do ponto de vista legal."

Competitividade – Em apenas três anos, o Brasil caiu dez posições no ranking – era o 120º colocado no relatório divulgado em 2010 e passou a 126ª posição no do ano passado. Esse resultado não necessariamente significa que empreender está mais difícil, mas que as mudanças feitas aqui ficaram muito aquém daquelas realizadas em outras economias. A Costa Rica, por exemplo, pulou da 122ª posição para a 110ª em apenas um ano, graças, sobretudo, às reformas realizadas para obtenção de alvarás e licenciamento, bem como para arrecadação de impostos. Em outras palavras, o Brasil tem perdido competitividade ante seus pares internacionais.

Segundo o relatório, desde 2005, o país implementou apenas doze reformas institucionais ou regulatórias para facilitar os negócios em seis áreas das dez avaliadas. No período de análise para o último estudo, entre junho de 2011 e maio de 2012, houve apenas uma mudança: a implantação de um sistema eletrônico para o registro de queixas e outros documentos jurídicos no Tribunal Regional Civil de São Paulo. “A burocracia excessiva e a complexidade do sistema tributário ainda são os fatores que mais pesam para o Brasil dar os piores resultados", afirma Rita.

Vexame tributário – O país é simplesmente o último colocado, por exemplo, entre os locais que mais demandam tempo do empreendedor para organizar o pagamento de impostos: 2 600 horas ao ano. A média global, considerando os 185 países avaliados, é de 54 horas. O processo para abrir uma empresa por aqui também é moroso. São necessários 119 dias, contra os 30 dias, em médida, das demais economias do ranking.

Leia mais aqui.

Leia também:

  1. Brasil terá o 2º pior PIB da América Latina e Caribe em 2012
  2. Brasil em primeiro lugar do ranking mundial
  3. Pra quem festeja notícias internacionais sobre o Brasil, aqui vai uma: Financial Times chama Dilma de ‘hipócrita’
  4. Brasil é campeão mundial em consumo de crack
  5. “Quero ver o Lula sentar no banco dos réus”, diz procurador

Nenhum comentário: