sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Anatel quer gerir o setor, não regular

URL: http://rodrigoconstantino.blogspot.com/2012/11/anatel-quer-gerir-o-setor-nao-regular.html


Rodrigo Constantino

Estamos em um caminho deveras perigoso no Brasil. Temos um governo extremamente medíocre e, ao mesmo tempo, arrogante. Trata-se de combinação explosiva. O governo quer expandir cada vez mais seus tentáculos na economia. A nova da Anatel foi vetar uma promoção da TIM com base no que ela, agência, considera um risco de piora da qualidade do serviço para os clientes. E quem deu este poder aos burocratas da Anatel? 

Os petistas no poder sabem que não haveria apoio popular algum para desfazer a privatização da Telebras, que eles sempre foram contra. Mas como eles estão imbuídos da ideologia intervencionista, o fato é que não toleram o livre mercado, e desejam controlar o setor diretamente. Este grau de avanço burocrático sobre a economia é alarmante. As agências reguladoras, sob o comando dos petistas, misturam suas funções de fiscalização com a própria função de gerir as empresas. 

Qual o próximo passo? A Anatel escolher o CEO das empresas? Decidir quais planos devem ser vendidos para quais clientes? Isso é patético e assustador. Na verdade, há um nome para este modelo em que a propriedade privada existe de jure, mas não de facto, pois as principais decisões são tomadas pela cúpula do governo. Chama-se fascismo.

Nenhum comentário: