quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Jornal português afirma que Zé Dirceu estaria ajudando a BAND na compra da estatal RTP

URL: http://www.implicante.org/blog/jornal-portugues-afirma-que-ze-dirceu-estaria-ajudando-a-band-na-compra-da-estatal-rtp/


Em sua última edição, o jornal português Expresso afirma que o ex-ministro e ex-deputado – cassado por corrupção – , José Dirceu, estaria ajudando a Band na compra da rede de televisão portuguesa RTP. De acordo com a publicação, Dirceu seria "amigo" de Miguel Relvas, ministro dos Assuntos Parlamentares de Portugal, o que facilitaria o processo.

Leia abaixo o trecho da reportagem do Expresso, transcrito pelo Implicante:

 A estação brasileira de televisão Bandeirantes esta a examinar a possibilidade de concorrer à privatização da RTP. Ao que apurou o Expresso, o assunto estará a ser equacionado “como mera hipótese”, num quadro que envolveria outros participantes.

Os contornos do processo que vier a ser decidido pelo Governo Português serão determinantes na decisão dos brasileiros que, a concorrerem, o deveriam fazer acompanhados. Em causa poderia estar uma eventual participação de angolanos, cuja abertura em relação à privatização da RTP é “total”, segundo uma fonte disse ao Expresso.

Funcionários da Bandeirantes estão a trabalhar no canal de televisão angolano Zimbo, empresa do grupo Media Nova (ligado ao general Kopelipa, entre outros), que tem sido dado precisamente como um dos candidatos à RTP.

(…)

A Bandeirantes, fundada em 1967 por uma família de ascendência libanesa, é o quarto canal de televisão mais visto no Brasil, mas sem experiência de internacionalização. Mas a movimentação da Portugal-Telecom no Brasil, que poderá associar-se à criação de uma rede de comunicação neste país, pode ser um motor de atração para a Rede Bandeirantes. Nestes temas, pontua José Dirceu, ex-chefe de Lula, e hoje um bem sucedido homem de negócios com influências na Bandeirantes e amigo de Miguel Relvas.

Contactada pelo Expresso, a Bandeirantes considerou a notícia sem fundamento e o ministro afirmou desconhecer qualquer candidato à RTP.

Curiosamente, o grupo brasileiro realizou esta semana em Lisboa a sua “Convenção de Rede” anual. Durante três dias, a reunião discutiu estratégias para o próximo ano “comandada pelo presidente do Grupo Bandeirantes, João Carlos Saad”, segundo escreve o comunicado oficial da empresa, antecipando que a Convenção seria “prestigiada pelo ministro de Assuntos Parlamentares de Portugal, Miguel Relvas”.

A RTP tem sido apontada como uma das empresas a privatizar em 2012, embora, como explicitou a fonte oficial do gabinete do ministro, seja correto falar em “alienação de uma das licenças da RTP”. Uma questão de semântica jurídica. L.M com A.C.

Da esquerda para a direita: Ricardo Saad, Paulo Feres, Johnny Saad e Miguel Relvas

 

Comentário:

Dirceu não deveria se queixar tanto da imprensa. Como alguém “perseguido” pela “mídia” pode ser tão bem relacionado na área a ponto de ser requisitado por empresários do setor? Conforme publicamos anteriormente, Dirceu é “bem relacionado” com TV Record, já foi festejado em novelas do SBT, e agora, de acordo com o semanário português, intercede em favor dos interesses da Band. Isso sem contar no português Ongoing que, ao que tudo indica, controla o jornal Brasil Econômico.

Ouça abaixo uma das gravações realizadas pela Polícia Federal. No trecho, o “bem relacionado” Dirceu se oferece para empregar um amigo na TV Record.

 

Leia também:

  1. Dirceu lamenta não existir um jornal a favor do governo
  2. Trivial da Presunção de Culpa: Zé Dirceu x Zé Dirceu
  3. Dirceu x Palocci: Fogo Amigo ou Coincidência?
  4. Haddad: O escolhido de José Dirceu
  5. Congresso do PT tem retorno de Delúbio, “não” ao combate à corrupção, ataques à imprensa e desagravo a José Dirceu, mais aplaudido que Lula e Dilma

Nenhum comentário: