terça-feira, 28 de dezembro de 2010

PEC prevê piso salarial nacional para servidores da área de limpeza urbana

URL: http://www.senado.gov.br/noticias/verNoticia.aspx?codNoticia=106510&codAplicativo=2


[foto:]

Servidores públicos da área de limpeza urbana poderão ter fixado em lei um piso salarial nacional. É o que prevê Proposta de emenda à Constituição (PEC) do senador Paulo Paim (PT-RS).

De acordo com a PEC (34/10) a Constituição deverá ser alterada para prever a elaboração de uma lei federal que fixará o piso salarial para os servidores públicos dos serviços de limpeza urbana que exerçam as funções de varredores, coletores e agentes de limpeza urbana.

O senador argumenta que sua proposta caminha na mesma direção de emendas à Constituição promulgadas recentemente pelo Congresso Nacional que determinaram o estabelecimento de pisos salariais nacionais para os profissionais da educação escolar pública e para os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate a endemias. Ele se referiu às Emendas Constitucionais nº 53, de 2006, e nº 63, de 2010.

Outra proposta aprovada pelo Senado e em exame pela Câmara dos Deputados, lembrou ainda Paim, institui o piso salarial para os servidores policiais (PEC nº 41/08).

"Essas deliberações do Poder Legislativo têm algo em comum, todas elas buscam fazer justiça com importantes setores do serviço público, garantindo aos servidores uma remuneração mínima, não sujeita a distorções e a diferenças muitas vezes inexplicáveis entre regiões do país", afirmou o senador.

Segundo o parlamentar, essa PEC busca complementar outro projeto (PLS 464/09) de sua autoria que fixa o piso salarial do gari e define o grau do adicional de insalubridade para esses profissionais. A matéria tramita na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Paim destacou ainda na justificativa de sua PEC a importância do trabalho dos garis que, como observou, além de manterem a cidade limpa, contribuem para a preservação do meio ambiente.

 

 

Nenhum comentário: