URL: http://lixoeletronico.org/blog/alem-dos-residuos-eletronicos-o-impacto-da-nuvem-de-dados
A pegada ambiental dos eletrônicos vai muito além de seus resíduos: o consumo energético de nossa parafernália tecnológica na era das telecomunicação e internet é enorme. O recente estudo do Greenpeace, calcula que as estruturas necessárias para manter os dados que armazenamos, compartilhamos e remixamos na grande rede gastaram 622 bilhões de KWh em 2007, isto é aproximadamente o que Brasil, Alemanha, Canadá e França consomem juntos anualmente!
O impacto se denomina Cloud Computing, algo como computação esfumaçada, em alusão à emissão de gases de efeito estufa, consequentes da ainda principal forma de obtenção de energia no mundo: a queima de combustíveis fósseis. Clique na figura para ver o esquema simplificado desse impacto.
A famosa ONG aponta que as poderosas Apple, Microsoft, Facebook, Google e Yahoo mantêm enormes banco de dados movidos a queima de derivados do petróleo e carvão. A campanha do Greenpeace: Make IT Green (um trocadilho que significa faça a tecnologia verde) lançou um extenso estudo sobre os impactos do Cloud Computing, em inglẽs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário