terça-feira, 26 de março de 2013

Lula fez lobby para ajudar Eike Batista

URL: http://www.implicante.org/noticias/lula-fez-lobby-para-ajudar-eike-batista/


brasil eike lula pires neto size 598 Lula fez lobby para ajudar Eike Batista

Depois das matérias publicadas ao longo da semana na imprensa sobre as andanças de Lula pela África e América do Sul, no fim de semana a revista Veja traz revelações sobre a atuação, digamos, mais doméstica do ex-presidente:

(…)

O plano, segundo a revista, era fazer com que o Jurong Shipyard, de Singapura, desistisse de erguer um estaleiro no Espírito Santo e o mudasse para a região o porto do Açu, onde a LLX, de Eike, constrói um complexo de logística naval.

O plano teria sido arquitetado por Lula, Eike, e o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB). Depois de um encontro entre eles, os ministros Fernando Pimentel e Guido Mantega, do Desenvolvimento e da Fazenda, pressionaram os singapurianos para mudar seu investimento de 500 milhões de reais do Espírito Santo para o Rio de Janeiro. A articulação teria envolvido também o embaixador do Brasil em Singapura.

A manobra ruiu depois que um executivo do Jurong, há duas semanas, alertou o governo capixaba. Renato Casagrande, governador do estado, chegou a pedir explicações ao governo. Ouviu de Pimentel que ele tratara apenas de novos investimentos no Brasil, não da mudança de endereço do estaleiro. Segundo a VEJA, Lula, Eike e os ministros não se pronunciaram.

(grifos nossos)

(via portal Exame)

Postar um comentário