domingo, 31 de julho de 2011

Nenhuma obra de transporte do PAC 2 foi concluída. Quase 70% ainda estão na fase de projeto

URL: http://www.implicante.org/noticias/nenhuma-obra-de-transporte-do-pac-2-foi-concluida-quase-70-ainda-estao-na-fase-de-projeto/


Lançado com estardalhaço, o “Programa de Aceleração do Crescimento – 2″ (PAC-2) englobou uma série de ações não concluídas na primeira fase do programa e adicionou outras tantas. Como “grife” para ser propagandeada durante horário eleitoral o engodo funcionou. Já como medida para melhorar a infraestrutura do país, não.

De acordo com dados apresentados pelo próprio governo, na área de transportes NENHUMA obra foi concluída e quase 70% delas ainda não saíram da fase de projeto. Pior ainda: o governo espera concluir 74% das obras só em 2014 e quer jogar 26% do restante como entulho para o próximo governo.

Abaixo a reportagem de Andréa Jubé, Eduardo Rodrigues e Renata Veríssimo para a Agência Estado:

BRASÍLIA – O primeiro balanço da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) na área de transportes – palco de crise política enfrentada pelo governo – mostrou que nenhuma obra ainda foi concluída, e que 69% delas ainda estão na fase de projeto ou aguardando licenciamento. No PAC 2, a meta geral é de que 74% das obras sejam concluídas até 2014 e 26% fiquem para depois.

(…)

Licitações. Após o escândalo dos termos aditivos nas licitações de ferrovias e rodovias que integram o PAC, o governo decidiu que novas obras no setor de transportes que integram o PAC 2 só serão licitadas, de agora em diante, a partir de projetos executivos. O ministro do Transportes, Paulo Sérgio Passos, já havia cogitado essa mudança tão logo assumiu o cargo, há cerca de um mês, após a queda do ex-ministro Alfredo Nascimento.

“A ausência de projetos executivos, previamente à licitação, levou à contratação de obras com base em projetos básicos insuficientes, cuja consequência foram inúmeros aditivos de prazo, valor e de escopo”, reconheceu o governo na publicação que detalha o primeiro balanço do PAC no governo Dilma Rousseff.

(Grifos nossos)

A íntegra pode ser lida aqui.

Leia também:

  1. É ‘quase impossível’ não haver problema no Dnit, diz ministro
  2. Novo ministro dos Transportes diz que pode ter cometido “falha” ao duplicar valor de obra
  3. TCU vê indícios de fraude em obra do PAC
  4. Ecologia de mentirinha
  5. Diretor do Dnit afirma que Dilma sabia das irregularidades no Ministério dos Transportes

Nenhum comentário: