sábado, 7 de maio de 2011

Teorias conspiratórias

URL: http://rodrigoconstantino.blogspot.com/2011/05/teorias-conspiratorias.html


Rodrigo Constantino

A ausência até agora do corpo do terrorista mais procurado do mundo, executado pelo governo americano numa operação de grande sucesso, atiçou as emoções daqueles que amam teorias conspiratórias. Será que ele morreu mesmo? Será que ele já estava morto há anos e o governo americano aguardava um momento adequado para o anúncio?

Sempre fico espantado com a capacidade de alguns para ser atraído por estas teorias mirabolantes. O pior de tudo é que basta um pouco de reflexão e algumas perguntas básicas de bom senso para derrubar a maior parte destas teorias conspiratórias.

Vejamos o caso Osama Bin Laden: Obama comunica ao mundo sua morte, mas ele está vivo. Cáspita! Basta o sujeito gravar um vídeo novo, numa caverna qualquer, mostrando um jornal atual que fala da sua própria morte, rindo da cara do próprio Obama. Nada mais que uns dez segundos de fala, para o mundo vir abaixo para o Todo-Poderoso presidente americano: "Hey, Obama, estou aqui vivinho da silva, otário!". Obama jamais seria eleito novamente, nem mesmo para síndico do prédio. Mas tem gente que acha que ele assumiria tal risco...

Ou pior: Osama estava morto há anos, mas o governo guardava esta carta na manga para o momento propício. Brincadeira! O cara mata o inimigo mais odiado dos americanos, enquanto enfrenta uma baita crise econômica, perdendo popularidade faz tempo, mas espera para dar o aviso depois. Obama é keynesiano, quase socialista, mas não é tão burro, muito menos maluco.

Na verdade, teorias conspiratórias conquistam tantos adeptos porque simplificam enormemente o mundo. Fica tudo mais fácil de ser compreendido quando "eles" controlam todos os fatos de uma cúpula ultra-secreta em alguma montanha distante. Tem gente que anda vendo filme demais e confundindo realidade e ficção. Aceitar a complexidade da vida, o dinamismo dos fatos, os conflitos de interesses de forças opostas, a imprevisibilidade do futuro, tudo isso demanda certa coragem, e é muito mais fácil pensar que "eles" dão as cartas. No mercado financeiro, onde eu trabalho, tem gente que adora acusar "eles" de manipulação, normalmente quando os preços estão indo contra suas apostas.

Ataque em 11 de setembro? Obra do próprio governo americano! Sério, tem gente que acredita nisso, e não são poucos! A internet está repleta de "argumentos" e "evidências" para "provar" esta teoria. Mas já pararam para pensar, fora outras tantas coisas, na quantidade de gente que teria de estar envolvida em tal conspiração? Bombeiros, jornalistas, o Congresso todo, incluindo oposição a Bush, são tantas pessoas que o absurdo da "tese" salta aos olhos. Mas isso não impede que a teoria conspiratória ganhe a rede, conquistando especialmente aqueles que desejam atacar o governo americano patologicamente. A esquerda brasileira, não custa lembrar, adora acusar qualquer crítico de sua ideologia de "agente da CIA".

A lista continua. O homem jamais foi à Lua. Pode pesquisar, há "evidências" abundantes disso na internet. Ou então os eventos que culminaram no colapso soviético foram todos orquestrados pela própria KGB, num plano de dar inveja a Dan Brown ou Sidney Sheldon. Teorias conspiratórias podem ser fascinantes, não é mesmo? E penso que há outro motivo que atrai tanta gente a elas: faz com que eles se sintam parte de uma "elite" esperta, que não foi vítima das mentiras da "mídia", da "alienação" dos grandes veículos de comunicação. Viu na Globo ou leu na Veja? Azar o seu, bobão!

Isso não quer dizer que todas as teorias conspiratórias estarão erradas. Mas, sem sombra de dúvida, a imensa maioria delas não passa de pura balela, montagens patéticas com leves pitadas de realismo para engambelar os sedentos por emoção e reducionismo. E cuidado, leitor! ELES estão de olho e sabem tudo que você pensa.

Assinado: Elvis Presley, que não só está vivo até hoje, como faz parte da cúpula que controla o mundo e forjou a chegada do homem à Lua.

PS: Se alguém deseja refletir sobre bons motivos para não mostrar o corpo do terrorista ou jogá-lo no mar, recomendo o blog de Reinaldo Azevedo, com quem não concordo sempre, mas que respeito pelo bom senso.

Nenhum comentário: