terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Obama quer reduzir déficit dos EUA pela metade

URL: http://congressoemfoco.ig.com.br/Ultimas.aspx?id=26636


No dia em que o índice Dow Jones, da bolsa de Nova York, fechou no patamar mais baixo em 12 anos, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que pretende reduzir à metade o déficit fiscal do país, atualmente em US$ 1,3 trilhão, até o fim de seu mandato, em 2013. Quando George W. Bush foi eleito, após o governo Bill Clinton, os norte-americanos estavam com déficit zero. O governante deve anunciar nesta quinta-feira as linhas diretrizes de seu orçamento para o próximo ano fiscal, que começará em outubro. A proposta detalhada será tornada pública em abril.

Obama afirmou hoje que a meta de reduzir o déficit a US$ 533 bilhões ao fim de seu mandato será alcançada, entre outras coisas, "voltando ao princípio de não gastar o que não" têm, uma conduta que, disse, tinha sido abandonada durante o mandato de Bush. Ele também prometeu que os assessores econômicos serão "honestos" na hora de elaborar o orçamento. Em anos fiscais anteriores, os orçamentos não incluíram despesas futuros da Guerra do Iraque ou verbas para fazer frente a desastres naturais, "como se passássemos 12 meses neste país sem uma inundação, sem um tornado", criticou.

Para piorar, a economia não parece dar sinais de recuperação. Os problemas nos bancos norte-americanos, que podem quebrar a qualquer momento, o índice Dow Jones, da bolsa de Nova York, caiu ao nível mais baixo em 12 anos. Por conta disso, o governo tentou tranquilizar os investidores. Em comunicado conjunto, o Departamento do Tesouro, o Federal Reserve e três outras agências federais disseram que darão início a um programa na quarta-feira para avaliar as necessidades de capital dos grandes bancos norte-americanos e determinar se eles precisam de um alívio maior. (Mário Coelho)

Nenhum comentário: