quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Embraer diz a Lula que vai manter as 4.200 demissões

URL: http://congressoemfoco.ig.com.br/Ultimas.aspx?id=26648


O presidente da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), Frederico Curado, afirmou nesta quarta-feira (25) que a empresa vai manter as 4.200 demissões anunciadas na semana passada. O total de funcionários dispensados equivale a 20% do quadro da empresa. Ele, no entanto, descartou novas demissões.

Curado reuniu-se hoje com o presidente Lula, no Palácio do Planalto, e destacou que as demissões são uma consequência direta da crise econômica mundial. Conforme explicou, o número de pedidos internacionais para a fabricação de aviões diminuiu bastante em virtude da turbulência no sistema financeiro do planeta. "As encomendas e o nível de produção, queda de 30%, vai demorar dois, três anos para ser recuperado”, afirmou.

O presidente da Embraer argumentou que alternativas às demissões, como férias coletivas, por exemplo, não foram adotados uma vez que a duração da crise ainda é uma incógnita.

Contudo, Curado revelou que a empresa manterá o plano de saúde dos funcionários demitidos. Segundo o executivo, o presidente Lula pediu que a Embraer preste apoio aos trabalhadores dispensados.

Além de Lula, também participam da reunião com o presidente da Embraer os ministros Guido Mantega (Fazenda), Miguel Jorge (Desenvolvimento) e Dilma Rousseff (Casa Civil); além do presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho. 

Nenhum comentário: