Publicado em: 14/04/2010 - 12:37
A queima de combustíveis fósseis (gasolina e diesel) é responsável por
68% da poluição do ar na cidade de São Paulo. Com a intenção de
diminuir esses níveis nos próximos dez anos, a prefeitura da Capital
assinou ontem, com a Aliança Renault-Nissan, memorando de intenções
para o incentivo do uso de carros elétricos, aqui, produzidos pela duas
montadoras.
De acordo com o prefeito Gilberto Kassab, que assinou o documento com o
CEO da Aliança, o brasileiro Carlos Ghosn, São Paulo hoje abriga 6,2
milhões de veículos – entre eles 16 mil ônibus e 32 mil táxis, além da
entrada em circulação, diária, de mil novos modelos.
O primeiro passo é a aquisição de veículos elétricos para suprir a
frota da Companhia de Engenharia de Trânsito - CET. E, na sua fala, o
prefeito fez uma "encomenda" ao dirigente do grupo, dizendo que quer os
primeiros modelos chegando a São Paulo antes do final deste ano.
"Dentro do que a lei determina", acrescentou Kassab, "vamos iniciar
ainda neste ano a troca dos modelos movidos à gasolina pelos elétricos
e dar início ao controle das emissões na nossa capital".
Acordo – Ao comentar a "encomenda" do prefeito, Ghosn disse que antes é
preciso estabelecer o acordo, para que a montadora possa determinar o
quanto de sua produção vai programar para São Paulo.
Ele lembra que Estados Unidos, Japão e França criaram incentivos para
ajudar a implantação de uso do carro elétrico, e que isso deverá
ocorrer também aqui em São Paulo.
Segundo o executivo, existem incentivos diretos em dinheiro, como nos
EUA, ou a insenção do pagamento de pedágios e estacionamentos em outros
países.
"Precisamos destes incentivos neste início", complementou Ghosn,
"porque hoje circulam no mundo perto de 60 milhões de veículos, e só
teremos força para mudar este panorama com ajuda das cidades, estados e
países".
O executivo ressaltou que esta não será uma prática permanente, mas
necessária até que se atinja uma produção anual entre 500 mil e 1
milhão de unidades. "Quando chegarmos a esses índices, não mais
precisaremos de ajuda" acrescentou Ghosn.
Fábrica no Brasil? – Por enquanto os modelos elétricos – que são
quatro: Fluece, Twizy e Kangoo (Renault) e Leaf (Nissan) – serão
fabricados apenas no Japão, EUA e França. Para o Brasil viabilizar uma
linha de produção, teria a necessidade de um mercado capaz de absorver
50 mil modelos por ano, mais o mesmo número de baterias, segundo o
executivo da Aliança Renault-Nissan.
Quanto ao modelo a ser trazido para o País, muito embora o encontro do
prefeito Kassab com Ghosn tenha tido como pano de fundo o Nissan Leaf,
ainda não há definição, e poderá ser até um dos elétricos com a marca
Renault. -- http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/10445
--
Nenhum comentário:
Postar um comentário