segunda-feira, 29 de março de 2010
Mãe e filha enfrentam a falta de acessibilidade na maior cidade do país
Rua Almirante Marques de Leão - Bela Vista - São Paulo - SP - 01330-010, na parte íngreme proximo a alameda Ribeirão Preto.
Essa é a dura realidade de quem precisa de acessibilidade para exercer seu direito fundamental de ir e vir. Maria José diariamente tem que enfrentar essa subida cheia de obstáculos para transportar sua filha.
Chegando na esquina da alameda Ribeirão Preto, 228 (01331-000) com a rua Almirante Marques de Leão - Bela Vista - São Paulo - SP - 01330-010 a calçada está destruída. É impossível passar. O mais irônico é que o local está a duas quadras da avenida Paulista.
Pontos importantes do vídeo:
1) mantenha sua calçada regular e conservada ou reforme se preciso seguindo a legislação e norma aplicável
2) jamais bloqueie a passagem da calçada com qualquer tipo de objeto, como cadeiras, mesas, baldes etc
3) não lave a calçada. Além de inútil e ser um desperdício de água (pois a chuva se encarregará disso), coloca em risco os pedestres e principalmente quem depende de uma calçada com aderência suficiente para não escorregar
4) acima de tudo, respeite os pedestres e o espaço público
http://ww2.prefeitura.sp.gov.br/passeiolivre
Andar por calçadas regulares, bem cuidadas e seguras é desejo de todo mundo e uma prova de respeito ao próximo. Muitos acidentes com idosos, gestantes e crianças poderiam ser evitados se as calçadas estivessem em perfeito estado de conservação. Além disso, calçadas bem arrumadas facilitam o trânsito de pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Pela legislação atual o proprietário imóvel ou terreno é responsável pela construção e manutenção da sua respectiva calçada.
http://ww2.prefeitura.sp.gov.br/passeiolivre/duvidas.asp
2- Quem é responsável pela manutenção das calçadas?
R.: O proprietário do imóvel, seja comercial ou residencial, é responsável pela conservação, manutenção e reforma da calçada em frente ao seu imóvel. Calçadas em situação irregular ou precária são passíveis de multa.
***
Cadeirantes testam acessibilidade de ônibus em cinco capitais
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1238201-7823-CADEIRANTES+TESTAM+ACESSIBILIDADE+DE+ONIBUS+EM+CINCO+CAPITAIS,00.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário