segunda-feira, 22 de março de 2010

Subprefeitura Sé reforça o trabalho de limpeza

Subprefeitura Sé reforça o trabalho de limpeza

Serviços como cata-bagulho, varrição e limpeza de boca-de-lobo tiveram um trabalho intensificado devido ao volume de chuvas do início do ano.

Imagem do post

Varrição em ação

A limpeza urbana é uns dos principais serviços prestados pela Prefeitura, evitando sujeira em lugares públicos como praças, ruas, avenidas pela cidade. O resultado deste trabalho é o bem-estar e organização para a população e turistas que circulam pela região. Isso, sem se falar que serviços como cata-bagulho, varrição e limpeza de bocas-de-lobo são feitos periodicamente e ajudam no combate às enchentes.

Para evitar esse problema, a Subprefeitura Sé intensificou as atividades durante a época de chuvas e operações rotineiras, como a varrição e outros serviços, tiveram o trabalho reforçado. Os garis recolhem todo o tipo de lixo, de segunda a domingo, nas ruas e avenidas dos oitos distritos da região: Bela Vista, Consolação, Bom Retiro, Santa Cecília, República, Cambuci, Sé e Liberdade. O volume de resíduo de varrição é de aproximadamente 266 toneladas recolhidas diariamente.

As equipes de varrição chegam a passar até 10 vezes ao dia em ruas de grande circulação de pessoas, como os calçadões do Centro e a rua 25 de Março. Ao todo, mais de 96 quilômetros de extensão de ruas, praças e avenidas foram limpos nos últimos meses. Para se ter uma idéia do volume do trabalho realizado, cerca de 1.500 funcionários e aproximadamente 170 caminhões realizam a limpeza diária das ruas da região.

O cata-bagulho, serviço que recolhe objetos como pneus, móveis velhos, eletrodomésticos quebrados e outros materiais inutilizados registraram cerca 215 toneladas de materiais coletados desde o começo do ano. O serviço é feito aos sábados, revezando-se semanalmente em cada distrito. A programação da operação pode ser consultada no site da Subprefeitura Sé (http://se.prefeitura.sp.gov.br).

Outro serviço é o Ecoponto, local onde é possível descartar resíduos, no limite de 1m³ ao dia. Na região da Subprefeitura Sé, o Ecoponto fica no Glicério. Estima-se que foram recolhidos, de março de 2009 a janeiro deste ano, 1.203 m³. Um 1m³ equivale a 25% de uma caçamba ou mil litros de uma caixa d´água.

Dentre outras realizações pela Subprefeitura, por meio da Coordenadoria de Obras e Projetos, está o serviço de manutenção das bocas-de-lobos, que realizou a limpeza de 7.394 bueiros nos meses de janeiro e fevereiro deste ano. Nessas tubulações são encontrados normalmente lixo que as pessoas jogam no chão, como latas de refrigerantes, vidro, garrafas plásticas, papéis de balas.

Segundo o supervisor da limpeza pública da Subprefeitura Sé, é preciso uma conscientização das pessoas em não jogar objetos nos lugares públicos a evitar o acúmulo de sujeira pela cidade. "A população precisa ter bom senso quanto à limpeza da cidade, muitos problemas como as enchentes são ocasionadas pela falta de educação das pessoas em não jogar o lixo no devido lugar. Se tivessem juízo, problemas seriam evitados", conclui.

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/se/noticias/index.php?p=8665

Nenhum comentário: