URL: http://www.ordemlivre.org/2011/12/o-legado-de-kim-jong-il/
No Washington Post, Brad Plumer publica um post que ilustra magistralmente a situação da Coreia do Norte após duas gerações de ditadura comunista.
No gráfico, a diferença entre o PIB per capita das Coreias do Sul e do Norte: há 40 anos, os dois países se encontravam no mesmo patamar. Hoje, os dois países se encontram estarrecedoramente distantes.
A diferença é assustadora.
Plumer lembra ainda o quanto uma possível reunificação poderia custar à Coréia do Sul, comparando com o caso das duas Alemanhas. Quando a República Federal da Alemanha (RFA) e a República Democrática Alemã (RDA) se fundiram, a população da república oriental era apenas 25% da população da república ocidental. A renda per capita dos habitantes da RDA era um terço da renda dos habitantes da RFA. Ainda assim, estima-se que quase 2 trilhões de dólares tenham sido gastos na reunificação.
E o abismo que separa as duas Coreias é bem maior. O número de habitantes da Coreia do Norte corresponde a 50% da população sul-coreana. A renda per capita dos norte-coreanos é apenas 5% da renda dos sul-coreanos.
__________
No Cato @ Liberty, Doug Bandow analisa a transição na Coreia do Norte após a morte de Kim Jong Il e argumenta que os EUA devem observar os próximos acontecimentos e deixar que os coreanos resolvam seus problemas sem interferência externa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário