sexta-feira, 1 de julho de 2011

"Prefeitura atingirá só um terço da meta de corredores de ônibus" - Folha de S.Paulo | Rede Nossa São Paulo

"Prefeitura atingirá só um terço da meta de corredores de ônibus" -
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Publicado em: 01/07/2011 - 11:01

Notícias
Transporte e Mobilidade Urbana
Cidade de São Paulo

Administração não deverá entregar o total de 66 km dessas vias,
descumprindo o fixado no plano de metas

Até dezembro de 2012, apenas dois corredores, o da Radial Leste e o da
Berrini, devem estar prontos para utilização

DE SÃO PAULO

Até dezembro de 2012, a prefeitura entregará, na mais otimista das
hipóteses, apenas dois corredores de ônibus em São Paulo: na Radial
Leste e na Berrini (zona sul).

Além desses novos eixos, só mais uma interligação de 8 km de pistas
exclusivas dos coletivos na zona sul, chamada de binário Santo Amaro.

Com isso, a gestão Gilberto Kassab já admite que irá descumprir em
torno de dois terços da meta de entregar 66 km de corredores de ônibus.

A previsão foi reconhecida ontem pelo secretário Marcelo Branco
(Transportes).

A expectativa de 66 km, fixada por Kassab em seu plano de metas para a
atual gestão, equivaleria a aumentar em 50% a extensão das pistas já
existentes. Mas nada saiu do papel até agora.

O secretário revelou ontem que um dos corredores planejados, ligando a
região do Jardim Ângela (zona sul) à Vila Sônia (zona oeste), não tem
como ser concluído no ano que vem, pela complexidade do projeto e das
desapropriações. No máximo, terá as obras iniciadas.

No de Cidade Tiradentes e no da M'Boi Mirim, a prefeitura desistiu do
corredor de ônibus, mas alega que haverá no futuro outras formas de
transporte, como monotrilho, assumido pelo Estado.

"Ao final deste governo, não vão ser feitos esses [66] quilômetros [de
corredores de ônibus], mas os projetos serão feitos com uma capacidade
muito maior", afirma.

Mesmo os corredores que continuam prometidos também enfrentam
incertezas.

No da Radial, que terá 14 km em duas etapas, a fase atual é a de
projeto. O próprio secretário diz que "a vontade" é começar e terminar
em 2012, mas que esse prazo "é bastante apertado".

No da Berrini, de acordo com ele, é mais fácil. Mas a relevância dele é
relativizada, por ter somente 3 km.

"É mais um disciplinamento das linhas de ônibus", afirma Branco.

(ALENCAR IZIDORO) -- http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/16490


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