quinta-feira, 30 de abril de 2009

Ouça relatos e informações sobre a gripe suína

URL: http://redir.folha.com.br/redir/online/folha/ciencia/rss091/*http://www1.folha.uol.com.br/folha/podcasts/ult10065u557498.shtml


Desde que o governo do México decidiu fechar locais de grande circulação de pessoas como parques, lojas e restaurantes para evitar novos casos da gripe suína, os mexicanos iniciaram uma corrida aos supermercados, por medo de que um eventual fechamento também desses locais dificulte o acesso a comida. Graciela Patiño, 36, que nasceu e vive na capital, Cidade do México, não é exceção. Mesmo destacando que o alcance da doença é pequeno --"somos 20 milhões de habitantes na cidade e o número de casos é de 133"--, ela decidiu estocar alimentos. "Ontem fui ao supermercado e abasteci a casa para o mês todo."

Entrevista parte 2 Com a possibilidade da gripe suína se tornar uma pandemia, pessoas que não ficaram expostas ao vírus passam a desenvolver doenças psicossomáticas --reações orgânicas produzidas por influências psíquicas. O psiquiatra José Toufic Thomé, coordenador da comissão técnica sobre intervenções em desastres da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), diz que isso ocorre quando a população sadia fica exposta ao risco de morrer em consequência de uma doença. Leia mais (29/04/2009 - 02h35)

Nenhum comentário: