quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Futuro deputado já foi preso pela PF

URL: http://congressoemfoco.ig.com.br/Ultimas.aspx?id=23907


O deputado Augusto Carvalho (PPS-DF) assume nesta quinta-feira (21) a Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Essa será a primeira experiência do parlamentar em um cargo no Executivo da capital. Augusto, que está no quarto mandato consecutivo na Câmara, substitui o médico José Rubens Iglésias.

Na vaga de Augusto Carvalho, assumirá o ex-deputado distrital José Edmar (PR-DF), que já foi preso pela Polícia Federal. Em 2003, Edmar e mais oito pessoas foram detidas durante a Operação Grilo por parcelamento ilegal de solo e formação de quadrilha.

Nessa operação da Polícia Federal, os acusados foram indiciados por grilagem de terras, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, formação de quadrilha e ameaça a testemunhas. De acordo com a Polícia Federal, o bando, que seria liderado por Edmar, era um dos principais grupos criminosos investigados pela Missão Especial de Combate à Grilagem de Terras no Distrito Federal.

Contudo, à época, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) considerou que a prisão preventiva de José Edmar foi ilegal.

Atualmente, e entre outras, o peemedebista responde a uma ação penal no Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF) por posse irregular de arma de fogo. Esse processo foi aberto em março de 2007. Edmar também responde a uma ação penal por injúria e a uma ação indenizatória, movida pela Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap).

Ao assumir o cargo na Câmara, todos os processos contra José Edmar serão analisados pelo Supremo Tribunal Federal (STF).   A reportagem do Congresso em Foco está tentando entrar em contato com José Edmar, mas ainda não obteve sucesso.

José Edmar, 56 anos, é teólogo e líder comunitário de Taguatinga. O parlamentar exerceu quatro mandatos na Câmara Legislativa. Sua vida pública teve início com a liderança por moradia para a população carente nos anos 70. Na Câmara Distrital, ele se destacou com propostas ligadas à habitação. (Rodolfo Torres e Renata Camargo)

Nenhum comentário: