sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Fiscalização encontra trabalho degradante na Petrobras

URL: http://congressoemfoco.ig.com.br/Ultimas.aspx?id=24043


Pelo menos 12 pessoas foram encontradas em situações de trabalho degradante foram resgatadas ontem (28) em uma fazenda no Paraná pertencente a Petrobras. Os trabalhadores atuavam no desmatamento de área comprada para a extração de xisto.

De acordo com reportagem da agência de notícias Repórter Brasil, das mais de 50 trabalhadores encontrados no serviço, cerca de 12 estavam em condições degradantes. De acordo com o auditor fiscal do trabalho e coordenador da ação, Benedito de Lima e Silva Filho, os trabalhadores além de não terem registro nem receberem salários, atuavam em condições insalubres e sem segurança, alojados em barracos de lona.

Segundo a agência, após serem resgatados, os trabalhadores foram encaminhados a um hotel, onde aguardam o pagamento de seus direitos. Além das questões trabalhistas, a Petrobras deve responder pelo processo de corte de madeira e limpeza da área. A empresa é signatária do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo.

A operação de resgate foi realizada pelo grupo móvel, que conta com a participação de procuradores do Ministério Público do Trabalho e de agentes da Política Federal (PF). Desde quarta-feira (27), a operação encontrou também quatro jovens com menos de 18 anos trabalhando na área.

Nenhum comentário: