sábado, 23 de agosto de 2008

Marta tem mais 6 ações incluídas na lista suja da AMB

URL: http://congressoemfoco.ig.com.br/Ultimas.aspx?id=23932


A candidata do PT à prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy, teve seu prontuário de pendências judiciais ampliado na chamada “lista suja” da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), uma relação de candidatos das eleições municipais de outubro com processos na Justiça. Marta, que já figurava com uma ação no rol da AMB, teve mais seis processos incluídos.

Entre as ações contra Marta estão as por improbidade administrativa ajuizadas pelo Ministério Público Estadual. Segundo a Folha Online, os processos existem desde a gestão da então prefeita de São Paulo entre 2001 e 2004.

A AMB responde às críticas – principalmente vindas de candidatos “ficha suja” – alegando que presta serviço ao eleitor e apenas utiliza informações públicas disponibilizadas pela Justiça Eleitoral a qualquer cidadão.

Segundo o presidente da associação, o juiz estadual Mozart Valadares Pires, a entidade não recuará da idéia de divulgar a lista. “Iremos divulgar. Não tenha dúvida disso. Isso é um direito da sociedade, do cidadão saber o comportamento não só dos políticos, mas de todos os homens públicos do país”, disse Mozart ao Congresso em Foco.

“Eu sou remunerado pela sociedade, e tenho deveres para com a sociedade. E a sociedade tem o direito de saber o meu comportamento no exercício na função de magistrado, assim como o do parlamentar”, completou o magistrado.

A lista, segundo a associação, está sujeita a novas atualizações e receberá novos dados – tantos quanto forem necessários, de acordo com a evolução dos levantamentos em curso. Apenas os candidatos a prefeito e vice nas capitais brasileiras tiveram a divulgação de suas pendências judiciais na página eletrônica da AMB. Os próximos passos serão a divulgação de nova levantamento, agora sobre com candidatos em municípios com 200 e 100 mil habitantes. (Fábio Góis)

Nenhum comentário: