segunda-feira, 12 de março de 2012

"Priorizando o transporte de carros vazios" - Folha de S.Paulo | Rede Nossa São Paulo

Restringir a circulação de caminhões melhora o trânsito de São Paulo?

NÃO

A prefeitura continua priorizando o "transporte de ar" (70% dos
automóveis andam só com o motorista; a ocupação média é de 1,4 pessoas)
em vez do transporte coletivo e do transporte de carga, que é
fundamental para abastecer a região metropolitana de São Paulo. Isso
"asfixia" a cidade.

Algumas questões urgentes, se quisermos uma cidade habitável:

1) Grandes receptores de produtos têm estrutura, segurança e locais
adequados para receber cargas de noite. No entanto, a maioria dos
estabelecimentos de varejo não opera no período noturno (e muito menos
de madrugada), pois em geral são os próprios proprietários que abrem e
fecham o prédio -são bares, padarias, mercearias, mercadinhos,
restaurantes, papelarias ou lojas de material de construção.

Os caminhões não estão de passagem: 70% têm como origem ou destino a
região metropolitana.

2) A política de restringir caminhões vai criar outros problemas.

Um deles será a troca de parte dos caminhões por VUCs (veículos urbanos
de carga) e vans, com efeito multiplicador no trânsito, na poluição,
nos acidentes e nos fretes.

Além disso, teremos maior concentração de caminhões nos horários
permitidos e uso de rotas de fuga por ruas sem condições, pela zona
norte, nos horários de restrição.

Em poucos meses, passarão a ocupar a marginal nos horários de pico:
automóveis que utilizavam outras rotas, automóveis que utilizavam
horários alternativos, automóveis de pessoas que estavam no superlotado
transporte público.

Os benefícios da ampliação da marginal Tietê, que custou quase R$ 2
bilhões, passando de sete para dez faixas de cada lado, não duraram um
ano. Nos períodos de pico, os congestionamentos voltaram. E agora?

Os carros rapidamente congestionam todas as novas ampliações viárias,
túneis, pontes. É jogar dinheiro público, nosso dinheiro, no lixo.

3) Para implantar uma faixa exclusiva para ônibus, precisamos pedir
autorização para toda a sociedade, mas liberar as 20 faixas da marginal
Tietê, nos dois sentidos, aos automóveis é normal e ninguém precisa
autorizar. Queremos fazer as mesmas opções erradas que Los Angeles fez
nos anos 1960? Além do caos urbano, o planeta não aguenta mais esse
impacto ambiental.

As restrições a caminhões não visam a implantação de faixas de ônibus,
mas abrir espaço para os carros.

Nos carros, serão transportados, no máximo, 21 mil pessoas por hora em
cada sentido da marginal. Uma única faixa de ônibus expresso, com
ultrapassagem, pode transportar essa mesma quantidade de pessoas. Ou
seja, o transporte individual ocupa dez vezes mais espaço, nas mesmas
condições de conforto.

Nas condições atuais, estamos incentivando os usuários a desistirem do
transporte público. Não são os ônibus ou caminhões que causam o caos na
cidade de São Paulo.

4) Continuamos no caminho errado: com os R$ 6,5 bilhões do futuro tramo
norte do Rodoanel, que atenderão 65 mil veículos por dia, seria
possível construir uma linha de trem com 58 km ligando Barueri (e
Alphaville) a Guarulhos (aeroporto), passando por São Paulo e
transportando mais de um 1 milhão de pessoas.

Isso permitiria que os caminhões continuassem na marginal.

Nenhum modo de transporte ou rota pode ser uma imposição. Devemos
obrigar todos os motoristas da avenida Rebouças e da rua da Consolação
a usarem a linha amarela do Metrô? É claro que não.

Em engenharia de transportes, o "cliente" deve ser atraído e não
empurrado. Se não priorizarmos o transporte coletivo, o transporte
individual irá tomar todo o espaço que dermos, e não será suficiente.

Seus usuários ainda irão reclamar como crianças "birrentas" até espumar
de raiva, levantando a bandeira do direito adquirido do uso do
transporte individual, baseada na individualidade e no egoísmo do uso
do espaço público. Quem viver verá.

HORÁCIO AUGUSTO FIGUEIRA, 60, mestre em engenharia de transportes pela
USP, é consultor em engenharia de tráfego e de transportes e
vice-presidente da Associação Brasileira de Pedestres --
http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/17583


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Linux 3.2.2: Saber-toothed Squirrel
http://www.youtube.com/DanielFragaBR

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