URL: http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1259
No livre mercado, todo e qualquer indivíduo teria o direito de investir seu trabalho e sua propriedade na produção de dinheiro, e fazer com seu produto o que bem entendesse -- vender ou doar. Cada produtor de dinheiro iria, neste sentido, adotar sua própria política monetária, assim como cada fabricante de tênis, ao vender seus produtos, está adotando sua própria "política calçadista".
Cada indivíduo teria o direito de se tornar um banqueiro. Qualquer pessoa poderia se oferecer para armazenar o dinheiro de terceiros e emitir recibos de armazenamento, os quais, por sua vez, iriam servir de registro do fato de que o dinheiro foi depositado em seu estabelecimento e que ele pode ser restituído a qualquer momento.
Portanto, as duas principais questões sobre política monetária são respondidas pelo próprio princípio organizacional do mercado: propriedade privada. Cada indivíduo é um elaborador de políticas, criando sua própria política para sua propriedade. E cada indivíduo vai buscar aqueles objetivos que ele gostaria de alcançar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário