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Publicado em: 30/05/2011 - 11:55
Campanha contra os atropelamentos recomendará a motoristas que parem
diante do gesto, em locais onde não há semáforos
Renato Machado - O Estado de S.Paulo
Um pedestre se aproxima da faixa de segurança, estica o braço para a
frente e logo em seguida todos os carros param para esperar sua
passagem. A cena comum em Brasília e nos países desenvolvidos pode
começar a virar realidade em breve em São Paulo. Pelo menos é o que
espera a Secretaria dos Transportes, que na segunda vai começar a
orientar as pessoas a fazer o movimento sempre que forem atravessar uma
rua ou avenida na faixa - em locais onde não há semáforos.
A recomendação estava presente em uma portaria publicada na edição de
ontem do Diário Oficial da Cidade. Os pedestres devem fazer o sinal com
o braço para solicitar a parada dos veículos sempre que a distância
entre os dois for de até 50 metros. O texto, no entanto, faz a ressalva
de que as pessoas a pé devem levar em conta a "visibilidade, a
distância e a velocidade" dos automóveis para evitar acidentes.
Outra recomendação é que o chamado "gesto do pedestre" seja feito em
vias mais movimentadas apenas quando houver um grupo de pessoas para
atravessar. Sempre que houver agentes de trânsito, continua valendo a
determinação da autoridade.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) afirma que vai inicialmente
orientar motoristas e pedestres sobre o respeito aos sinais. "Nas
próximas semanas, a 1.ª Zona de Máxima Proteção ao Pedestre na região
central e Avenida Paulista receberá uma ação específica para a
orientação de pedestres e motoristas em relação ao uso do "Gesto do
Pedestre"", informou. Em um segundo momento, haverá aperto na
fiscalização e, consequentemente, aumento na quantidade de multas
aplicadas.
Brasília. O sinal com o braço acabou virando uma das marcas do
bem-sucedido programa implementado em Brasília para aumentar o respeito
aos pedestres. A medida, no entanto, veio acompanhada de educação de
motoristas de ônibus e táxis, orientação de pedestres e motoristas em
todas as faixas e depois um aperto na aplicação de multas.
Para especialistas, a adoção do gesto pode ser prematura. "Em Brasília,
melhorou bastante, porque houve um programa intenso e com muita
punição, muitas multas", diz o professor da USP Jaime Waisman. "É
preciso colocar semáforos com foco para pedestres e agentes em todos
cruzamentos, se quiser que a campanha dê certo", diz o consultor
Horácio Figueira. -- http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/16211
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