URL: http://congressoemfoco.ig.com.br/Ultimas.aspx?id=25292
Em mais uma medida para tentar acalmar as instituições financeiras, o Banco Central divulgou hoje (27) uma circular que prevê a redução do recolhimento do compulsório para bancos que voluntariamente anteciparem parcelas da contribuição compulsória ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC).
Com a mudança na regra, o BC pretende irrigar o mercado, melhorando as condições para que as instituições emprestem recursos para seus clientes.
De acordo com a norma, os bancos que anteciparem o equivalente a 60 contribuições mensais ao FGC poderão deduzir o valor adiantado sobre o recolhimento do compulsório à vista. Todo mês cada instituição recolhe o equivalente a 0,0125% dos depósitos ao FGC. O abatimento do compulsório pode chegar a R$ 6 bilhões, segundo a autoridade monetária. A medida entra em vigor a partir desta quarta-feira (29).
Nos últimos dias o BC já havia anunciado uma série de iniciativas para aumentar a liquidez dos bancos. Uma das ações previa a liberação de mais de R$ 100 bilhões com as mudanças nas regras dos depósitos compulsórios. (Edson Sardinha)
Nenhum comentário:
Postar um comentário