domingo, 13 de maio de 2012

Estado-babá e paternalismo de aspirinas

URL: http://rodrigoconstantino.blogspot.com/2012/05/estado-baba-e-paternalismo-de-aspirinas.html



Rodrigo Constantino, Folha de SP

O Senado aprovou recentemente uma medida provisória que autoriza a venda de produtos de saúde em supermercados. Vale ressaltar que são apenas medicamentos e acessórios que dispensam prescrição médica. Ainda assim, a presidente Dilma deverá vetar a medida, segundo a ministra das Relações Institucionais Ideli Salvatti.
O líder do PT no Senado, senador Humberto Costa, afirmou: "Mesmo sendo remédio sem restrição médica tem de ser restrito a drogarias". Resta perguntar: por quê?
Não há sólidos argumentos para sustentar esta reserva de mercado das drogarias. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, arriscou uma linha de raciocínio que não parece fazer muito sentido: "Seremos contrários a qualquer tipo de atitude que reforce a automedicação".
Não ficou claro porque isso reforçaria a automedicação, uma vez que nas farmácias estes produtos independem de receita médica.
Mas mesmo que o consumo de tais remédios aumentasse, porque logisticamente ficou mais fácil obtê-los (ignorando-se a enorme quantidade de drogarias pelas cidades), ainda seria o caso de questionar qual o mal nisso.
Afinal, será que o governo sabe melhor que os indivíduos como cuidar de si próprios? Será que há algum problema em comprar junto com os alimentos aquele analgésico para aliviar a dor de cabeça? Será que a humanidade corre perigo se o sujeito adquirir no mesmo local a carne para seu churrasco e o remédio contra azia e má digestão?
Nos Estados Unidos é perfeitamente normal encontrar remédios nos supermercados, assim como alguns alimentos em farmácias.
Na verdade, ocorre muitas vezes a fusão de ambos os serviços, o que é natural. É difícil dizer se a Target é um supermercado ou uma farmácia, e o mesmo vale para a Wallgreens. Quando há livre concorrência, o foco é aumentar a conveniência do consumidor, e o resultado costuma ser favorável ao cliente.
No Brasil, o governo representa um entrave a este benefício, punindo justamente o consumidor que supostamente quer proteger.
Ao impedir que as farmácias atuem também como lojas de conveniência, e que os supermercados vendam remédios que dispensam receitas, o governo consegue apenas encarecer os produtos e atrapalhar a vida das pessoas.
A desculpa usada, de evitar automedicação, não cola. Primeiro porque não consegue evitar coisa alguma. Segundo porque não cabe ao governo tratar cidadãos como crianças indefesas.
Para David Harsanyi, autor de "O Estado Babá" (editora Litteris), tem-se um governo paternalista quando ele "assume um hiperinteresse em microadministrar o bem-estar dos cidadãos". Quem pode negar que é esta a situação quando o governo resolve dificultar até a venda de uma simples aspirina?
Como o brasileiro pode se sentir um adulto responsável quando o governo o encara como um mentecapto incapaz de escolher um simples medicamento para problemas do cotidiano? Quem outorgou tal direito aos burocratas de Brasília?
A tutela estatal é o caminho da servidão. O governo existe para nos proteger de terceiros, não de nós mesmos. Só há liberdade quando podemos assumir riscos.
O pior é que, no caso, nem mesmo este manto altruísta de proteção resiste, uma vez que tais medicamentos já podem ser encontrados nas farmácias sem receita. O único objetivo, portanto, é garantir uma reserva de mercado para determinado grupo de empresários, punindo desta forma os consumidores.
A verdadeira doença que assola o Brasil é o paternalismo estatal usado como descul pa para criar privilégios e avançar sobre nossas liberdades. Contra esta doença grave, quem tem a cura?    

Um comentário:

Guler guti disse...

Olá brasileiro (a), tenho a grande alegria de compartilhar uma proposta óbvia para o Brasil, proposta está que tende a melhorar o tempo gasto indo aos órgãos do Governo, proposta que deseja simplificar os impostos e se possível diminuir os seus valores. Esta proposta visa diminuir a burocracia e permitir que os empreendedores brasileiros possam empreender de fato, de gerar mais empregos, de tornar o Brasil mais uma vez competitivo e termos o crescimento acelerado. Sei e sabemos que essa é uma proposta difícil de se alavancar, mas não impossível, pois a oportunidade de se tornar tema de discussão é suficiente para a sua realização.

Compartilhe o link e faça parte da causa.

http://www.brasileficiente.org.br/abaixo-assinado.php

http://www.brasileficiente.org.br/o-mbe.php