sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

"Contigo"

URL: http://gabinetesoninha.blogspot.com/2011/01/contigo.html


Eis a "notícia":

Qua, 26 Jan, 08h10

A iminente ida de Gilberto Kassab para o PMDB, partido da base governista, levou a presidente da República, Dilma Rousseff, a elogiar o prefeito paulistano e a destacar investimentos na capital, ao mesmo tempo em que criticou, de maneira indireta, o PSDB.

A presidente cumprimentou Kassab (DEM) "com muito carinho" e disse estar "honrada" com o convite feito por ele para participar ontem da cerimônia em comemoração ao 457.º aniversário de São Paulo, na sede da Prefeitura, na qual foi entregue a Medalha 25 de Janeiro ao ex-vice-presidente José Alencar, que luta contra um câncer há 13 anos.

Além de Dilma e Alencar, estavam com Kassab no palco montado na Prefeitura o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador paulista, Geraldo Alckmin (PSDB), e o vice-presidente, Michel Temer (PMDB), com quem o prefeito mantém conversas sobre a troca de partido.

Ontem, os dois conversaram rapidamente na presença de Alckmin. Na cerimônia, a presidente Dilma afirmou ainda que "junto" com Kassab vai "continuar esse processo de investimentos" feitos pelo governo federal na capital paulista. Sem citar os tucanos, que governam São Paulo há 16 anos, Dilma disse que o Estado ainda tem "desafios" a enfrentar com a população de mais baixa renda. "Fico extremamente feliz de estar aqui em São Paulo e de que seja aqui que esta medalha esteja sendo entregue a José Alencar, porque justamente aqui temos um dos Estados mais desenvolvidos do nosso País. Mas, ao mesmo tempo, temos tantos desafios em relação à situação do nosso povo mais pobre", disse.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

***
Por um lado, parece mais uma fofoca boba, mexerico, conversa de maricotinha - neste caso, para cutucar os tucanos.

Por outro, se a ´"notícia" for verdadeira, é o patético da política mesmo... Um dos motivos para os petistas condenarem os tucanos ao inferno é o fato de eles serem "aliados do DEM". Agora a presidente vem e se derrete toda com o Kassab e a prefeitura de São Paulo, só porque ele pode vir a ser do PMDB... Argh.

Mas é tudo tão forçado que não dá nem pra ter certeza de que ela fez mais do que os elogios protocolares de praxe. O que a matéria "informa" é que, em relação à cidade, Dilma fez um auto-elogio - a presidente diz que "vai continuar esse processo de investimentos feitos pelo governo federal na capital paulista". Grande merda de investimentos ("processo de investimentos", aliás!). A União suga milhões daqui e devolve migalhas, e depois o governo federal anuncia obras da prefeitura e do governo do estado como se fossem realizações suas (vide Expresso Tiradentes, reurbanização de Paraisópolis, Rodoanel e metrô).

E, depois de os petistas e aliados (como Paulo Skaff e Russomano, que foram candidatos ao governo de São Paulo por partidos da base governista) falarem de São Paulo como se fosse o pior lugar do Brasil, Dilma - ainda bem - reconheceu o óbvio, irrefutável: "Justamente aqui temos um dos Estados mais desenvolvidos do nosso País". Pois é... Mas, como ela também reconhece, "temos tantos desafios em relação à situação do nosso povo mais pobre"... Ah, vá. FATO  esse que diz respeito ao país TODO - e se tá ruim aqui, "imagine na Jamaica", como dizia o Casseta e Planeta (ou era o TV Pirata?). Os pobres aqui tem dificuldades imensas, mas preferem vir pra cá do que continuar sofrendo nos territórios dos coronéis.

Enfim, o autor da matéria admite que Dilma "não citou os tucanos" - e mesmo assim, com uma frase que nada mais é do que a constação do óbvio, foi-lhe atribuída uma "alfinetada"... (E não sei onde foi que ela elogiou o Kassab, afinal).

***
Mudar de opinião sobre as pessoas é algo absolutamente compreensível. Eu mudei, todo mundo muda. Gente que eu detestava à primeira vista, ou de ouvir falar, passei a admirar. Gente que eu admirava, passei a não gostar nem um pouco. Se o Kassab do DEM era abominável para os petistas e depois deixou de ser, isso poderia ser normal, aceitável. Mas, pra começo de conversa, a "abominação", é forçada, artificial. "Ele é do DEM!!". Até parece que é assim que funciona pra valer... Na eleição da Mesa Diretora da CMSP, o PT apoiou Milton Leite, candidato do DEM, contra o candidato do PSDB... Tanto faz o partido, o que importa é o acordo. Se depois do ódio vier um amor também artificial, "faz parte", como diria Kleber Bam-Bam. E eles ainda vão criticar o outro lado, sempre, por fazer acordos e alianças com "a direita" etc. É muita coragem. Veja o caso Chalita... De repente, deixou de ser um tucano que "arruinou a Educação no estado" etc para ser um grande aliado. Será que reviram a opinião que tinham sobre seu trabalho e agora passam a acreditar que ele foi um bom Secretário? Se disseram que mudaram de ideia, juro que respeito. Se disserem que estavam errados e só agora descobriram que ele é um grande cara, também respeito. Mas duvido que digam. Ninguém tem de explicar nada, só os outros.

Nenhum comentário: