quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Cidade gaúcha estreia sistema de segurança com detector de tiros

URL: http://redir.folha.com.br/redir/online/folha/cotidiano/rss091/*http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u698101.shtml


A cidade de Canoas (RS) vai ser a primeira da América Latina a contar com um sistema de segurança capaz de detectar disparos de armas de fogo. De acordo com o projeto, em agosto serão instalados 33 sensores acústicos na área de 3,3 quilômetros quadrados do bairro Guajuviras --o mais populoso e violento da região metropolitana de Porto Alegre.O sistema, que estará funcionando até novembro, usa tecnologia de processamento acústico para identificar ruído dos disparos, onde eles foram realizados, quantos tiros foram dados e quantas armas foram utilizadas. Serão necessários de 9 a 15 segundos após a ocorrência para que o sistema envie informações detalhadas a uma central da polícia.O secretário de Segurança Pública de Canoas, Alberto Kopittke, disse ter apresentado o projeto ao Ministério da Justiça devido aos bons resultados apresentados em 52 cidades norte-americanas que usaram o sistema. Segundo ele, em algumas delas o número de homicídios foi reduzido em 40%.
Guajuviras, que possui 65 mil habitantes, registrou 50 homicídios do total de 127 no município no ano passado --80% deles por armas de fogo.Leia mais (23/02/2010 - 22h24)

Nenhum comentário: