sexta-feira, 26 de setembro de 2008

PF terá acesso a software que ajuda a rastrear pedofilia

URL: http://redir.folha.com.br/redir/online/folha/informatica/rss091/*http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u448709.shtml


Um convênio da Polícia Federal com a Microsoft dará ao Brasil, a partir de 2009, acesso a um banco de dados que ajudará no combate à pedofilia, à pornografia infantil pela internet e ao abuso de crianças.
O acordo permitirá que o país use o software Cets (sigla em inglês para Sistema de Rastreio de Exploração Infantil), em que as polícias obtêm e cruzam dados sobre esse tipo de crime. O programa, desenvolvido em 2003 pela empresa americana em parceria com uma ONG canadense, é doado pela Microsoft para ajudar a combater crimes cibernéticos e abusos contra crianças e jovens.
Essa modalidade cresceu 2.000% desde 1996, segundo o FBI (a polícia federal dos Estados Unidos), e ganhou impulso com o fortalecimento da internet. Hoje, outros sete países já usam o software. A ferramenta contém informações capazes de fazer conexões e dar alertas quando dados semelhantes são incluídos no sistema --como um apelido usado por um suspeito na rede, um IP (endereço virtual de um computador) ou uma vítima. Leia mais (25/09/2008 - 09h25)

Nenhum comentário: