A cidade de São Paulo vai ganhar um sistema de no-break – espécie de
bateria – em 200 cruzamentos para evitar que os semáforos se apaguem
com quedas de energia, prejudicando o trânsito. Esse é um problema
recorrente no verão, quando temporais e ventos provocam apagões quase
diários.
O projeto da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) prevê que os
faróis continuem funcionando por, no mínimo, mais quatro horas depois
da interrupção elétrica. A estimativa do órgão, no entanto, é de que o
primeiro aparelho seja instalado apenas em fevereiro do ano que vem,
quando o período de chuvas mais fortes já estiver se aproximando do
final.
Avenidas como Brigadeiro Luís Antônio, na região central, Celso Garcia,
na zona leste, e República do Líbano, na zona sul, ganharão a novidade.
As ruas Teodoro Sampaio e Cardeal Arcoverde, na zona oeste, também
serão contempladas. Segundo a CET, esses faróis foram escolhidos
porque, quando desligam, "causam maior prejuízo ao trânsito". A
licitação para a compra do material deve sair hoje no Diário Oficial da
Cidade.
De acordo com o cronograma, a empresa ou o consórcio vencedor será
divulgado em janeiro. O contrato, que não teve o valor informado ontem
pela CET, será assinado em seguida. O responsável pela instalação
desses aparelhos deverá garantir seu funcionamento por um período de 12
meses. Mais de 1,1 mil semáforos serão servidos pelos no-breaks.
Em média, a CET registra 65 problemas por dia em semáforos da capital
nos meses mais secos do ano. O número cresce no período chuvoso – a
quantidade, porém, não foi informada pela estatal.
O consultor de engenharia de tráfego Flamínio Fichmann diz que a ideia
é razoável, mas deve vir acompanhada de melhor ação preventiva nos
semáforos da a cidade. "Não sou contra a medida, mas ela será
insuficiente se não for complementada com a melhoria e a maior
disponibilidade de recursos para a manutenção dos controladores
semafóricos."
Segundo Fichmann, parte dos semáforos que têm apresentado defeitos
durante a época de chuvas fortes não desliga devido a apagões. "Existem
problemas de infiltração e queima de placas eletrônicas por falta de
manutenção adequada. No-breaks não vão garantir o pleno funcionamento
desses semáforos." Ele diz ainda que 200 é um número pequeno em relação
ao total de cruzamentos com faróis existentes na capital.
A CET informou que a cidade tem 6.151 cruzamentos semaforizados, sendo
que 4.950 deles são eletrônicos, considerados mais eficientes. Os 531
eletromecânicos, ou seja, menos modernos, já estão sendo substituídos
por eletrônicos. A troca deve ser concluída até o mês de janeiro – 523
já haviam sido substituídos até o fim de setembro, segundo a estatal.
Os novos equipamentos podem ser controlados à distância, direto das
centrais da CET. -- http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/17220
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Linux 3.1.0: "Divemaster Edition"
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