sábado, 30 de abril de 2011

Terreno grátis, quem não quer?

URL: http://gabinetesoninha.blogspot.com/2011/04/terreno-gratis-quem-nao-quer.html


Todo mundo quer uma área pública para desenvolver seu trabalho. Atendimento a crianças com autismo, atividade física para jovens e idosos, incubadora de empreendimentos de Economia Solidária, mercado de flores, central de triagem de coleta seletiva, cultivo de fitoterápicos, escola de circo, praça pública, estacionamento, parque para cães, local para receber doações de eletrônicos, academia de boxe, museu da capoeira, usina para produção de material de construção a partir de resíduos orgâncicos, ensaio de orquestra e coral, ETC.

Esses são alguns dos pedidos que me lembro de ter recebido na Sub Lapa. Projetos muito legais, que eu adoraria ter ajudado, mas não é fácil encontrar lugar adequado para todo mundo. Aliás, a prefeitura e o estado também procuram lugares - para hospitais, UBSs, CRAS, creches, Ecopontos, centros de convivência, depósito de veículos apreendidos, desimpermeabilização do solo, etc etc.

Pois bem. Ontem eu soube que a prefeitura de São Bernardo vai doar um terreno para Scania construir uma nova fábrica (ou a extensão da atual, não sei bem). Porque ela vai criar não sei quantos mil empregos e trazer benefícios para a cidade etc.

Não duvido (embora a gente não saiba se os empregos sejam os que a população de São Bernardo precisa ou tem condições de preencher, se o impacto ambiental e de vizinhança será corretamente dimensionado, se a cidade poderá absorver esses novos trabalhadores no sistema de transporte público etc). E o Brasil pode e precisa evoluir muito no setor industrial (que, nos últimos anos, involuiu...), outras cidades certamente adorariam receber a fábrica da Scania e tb ofereceriam maravilhas etc. etc.

Mesmo assim - a ideia de doar uma área pública para uma empresa privada que deveria ter condições de pagar por um terreno me incomoda demais :o/

Nenhum comentário: