sábado, 31 de outubro de 2009

EUA voltarão a aceitar entrada de doentes de HIV em 2010

URL: http://redir.folha.com.br/redir/online/folha/ciencia/rss091/*http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u645673.shtml


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta sexta-feira que, já no ano que vem, voltará a ser permitida a entrada de portadores do vírus HIV no país. Essa medida deverá ser completada na segunda-feira (2). "Se queremos ser líderes globais no combate ao HIV/Adis, precisamos agir como tais." Hoje, apenas cerca de dez países do mundo --incluindo os EUA-- barram a entrada de viajantes com base em seu diagnóstico de HIV.
Gerald Herbert/AP
Obama assina ampliação de programa contra a Aids que atende americanos de baixa renda
Obama assina ampliação de programa contra a Aids que atende americanos de baixa renda
O Departamento de Saúde americano adotou a restrição em 1987, quando havia muito medo e ignorância em relação ao HIV. Em 1991, o departamento tentou reverter a decisão, mas foi barrado no Congresso que, em 1993, reforçou o banimento, tornando o HIV a única infecção que inviabilizaria a entrada de uma pessoa no país. Essa lei já proibiu milhares de estudantes, turistas e refugiados de ir aos EUA e ainda prejudicou a adoção de crianças com HIV. Leia mais (30/10/2009 - 16h59)

Nenhum comentário: