segunda-feira, 4 de julho de 2011

O “parabéns Dilma!” terá de esperar. Presidente mantém ministro ligado a escândalo de corrupção

URL: http://www.implicante.org/noticias/o-parabens-dilma-tera-de-esperar-presidente-mantem-ministro-ligado-a-escandalo-de-corrupcao/


Tão logo publicamos a notícia sobre a queda da cúpula que comanda o ministério dos Transportes, Alexandre – o nosso leitor petista (ele jura que não é) mais assíduo – veio parabenizar a “presidenta” pela iniciativa: “Parabéns Dilma ! Mostrou que não vai tolerar corrupção no seu governo”, disse entusiasmado. Entendemos, afinal, o parâmetro que Lula deixou não foi muito elevado. Qualquer ação que não fosse a de afagar os envolvidos em escândalo de corrupção já seria uma agradável novidade, digna até de comemoração.

Pois bem, mesmo que todos os indícios de desvios no Transporte apontem para o titular da pasta, o ministro Alfredo Nascimento, Dilma decidiu mantê-lo no cargo. A informação foi confirmada hoje pela Folha Online. Leiam com atenção o que segue, voltaremos nos comentários:

Enquanto o governo se mobiliza para defender e manter o ministro Alfredo Nascimento no comando dos Transportes, a oposição já fala em pedir uma CPI no Congresso para investigar o suposto esquema envolvendo servidores do ministério e de órgãos ligados à pasta em superfaturamento de obras e recebimento de propina de empreiteiras e consultorias.

Quatro integrantes da cúpula do ministério foram afastados no último sábado por conta das denúncias e, nesta manhã, a presidente Dilma Rousseff divulgou nota mantendo Nascimento no cargo.

O líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), anunciou que seu partido vai solicitar uma audiência pública com o ministro e com o diretor-geral afastado do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Luiz Antônio Pagot, para que eles prestem esclarecimentos sobre as denúncias.

O requerimento de audiência será apresentado à CI (Comissão de Serviços de Infraestrutura), cuja reunião está prevista para a próxima quinta-feira (7). De acordo com o PSDB, o requerimento prevê a convocação do ministro e o convite do diretor-geral do Dnit. A diferença é que a convocação torna a presença do ministro obrigatória, sob pena de crime de responsabilidade.

O esquema de corrupção no Ministério dos Transportes foi revelado pela revista “Veja”. Para Alvaro Dias, o próprio ministro deveria se afastar durante o período de investigações.

O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), por sua vez, afirmou que o afastamento da cúpula do ministério e a instauração de sindicância interna para apurar o caso são insuficientes diante da gravidade das denúncias.

“Os fatos são graves. O afastamento foi correto, mas há necessidade de investigações mais profundas”, disse.

(…)

GOVERNO

Segundo a assessoria de Imprensa do Palácio do Planalto, a presidente já conversou com Nascimento e pediu que ele conduza as investigações do suposto esquema.

De acordo com assessores, o governo “reitera apoio ao ministro”. “O governo manifesta sua confiança no ministro Alfredo Nascimento”.O ministro é o responsável pela coordenação do processo de apuração das denúncias feitas contra o Ministério dos Transportes.”

Após reportagem da revista “Veja” sobre o esquema no fim de semana, Nascimento, presidente licenciado do PR, foi obrigado a afastar a cúpula do ministério. Sua permanência não estava assegurada e dependia do encontro com a presidente.

Entre os servidores afastados estão Pagot e o diretor-presidente da Valec (Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.), José Francisco das Neves.

Os órgãos são responsáveis por obras vitais para o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

O Ministério dos Transportes faz parte da cota do PR, partido da base aliada e que faz dobradinha com o PT desde o primeiro governo Lula. O partido tem 40 deputados federais e seis senadores.

(…)
(Grifos nossos)

Leia a íntegra aqui.

Comentário

Como informa a assessoria do Palácio do Planalto: “a presidente já conversou com Nascimento e pediu que ele conduza as investigações do suposto esquema”. Agora leiam o que informa a reportagem de Veja que derrubou parte da cúpula do ministério dos Transportes:

Nas últimas semanas, VEJA conversou com parlamentares, assessores presidenciais, policiais e empresários, consultores e empreiteiros. Ouviu deles a confirmação de que o PR cobra propina de seus fornecedores em troca de sucesso em licitações, dá garantia de superfaturamento de preços e fecha os olhos aos aditivos, alvo da ira da presidente na reunião do dia 24.

O esquema seria encabeçado pelo deputado Valdemar Costa Neto, que em 2005 foi obrigado a renunciar a uma cadeira na Câmara abatido pelo escândalo do mensalão. E também pelo ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, que aliás faltou ao encontro com Dilma alegando "compromissos pessoais".

Dilma e o suspeito que conduzirá a "investigação"

Ou seja, se a queda da cúpula do ministério ocorreu em decorrência das denúncias apresentadas pela reportagem, como é que Dilma mantém no cargo um dos principais suspeitos de encabeçar o esquema, de acordo com essa mesma reportagem? E o que é pior, não só mantém como permite que o acusado conduza o processo de investigação.

Era para parabenizar a Dilma pelo que mesmo?

Leia também:

  1. Ministério dos Transportes está “descontrolado” e “inflando” valor de obras, segundo Dilma
  2. Governador do CE chama Ministério dos Transportes de “antro de roubalheira”
  3. Gerdau terá sala ao lado de Dilma para aconselhar governo
  4. Ministro de Dilma diz que tolera “idiotas” no governo
  5. Campinas: Lula e Dirceu defendem os acusados de corrupção

Nenhum comentário: