segunda-feira, 4 de julho de 2011

"CET reduz espera de pedestres em 1/5 dos semáforos" - Folha de S.Paulo | Rede Nossa São Paulo

"CET reduz espera de pedestres em 1/5 dos semáforos" - Folha de S.Paulo
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Publicado em: 04/07/2011 - 12:00

Notícias
Transporte e Mobilidade Urbana
Cidade de São Paulo

Até janeiro, mais de mil equipamentos terão o tempo verde para carros
reduzido em pelo menos parte do dia

Objetivo da medida é que, esperando menos, os pedestres respeitem mais
os sinais, baixando os atropelamentos

ALENCAR IZIDORO
DE SÃO PAULO

Até janeiro, os pedestres vão esperar menos para atravessar em mais de
mil semáforos da cidade de São Paulo -em torno de um quinto dos
equipamentos existentes.

Na prática, os tempos de verde para os veículos serão reduzidos em pelo
menos parte do dia para atenuar a ansiedade de quem estiver a pé
aguardando a travessia.

A medida é uma promessa da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego)
para reforçar a campanha de combate aos atropelamentos e de respeito
aos pedestres, divulgada há quase dois meses.

O objetivo da nova programação é que, esperando menos tempo, os
pedestres respeitem mais os semáforos, baixando os atropelamentos.

Os ajustes atingirão toda a cidade e já começaram em alguns semáforos,
como os das ruas Boa Vista (centro) e Vergueiro (zona sul) e os das
avenidas do Estado (centro) e Teresa Cristina (zona sul).

As alterações dos tempos de abertura e fechamento dos equipamentos vão
variar em cada caso, mas a CET estima uma redução próxima de 20% na
espera do pedestre.

Exemplo: um sinal pode passar de 65 para 50 segundos a duração do verde
para carros, sem baixar os 15 de abertura para quem está a pé.

Segundo Eduardo Macabelli, diretor de operações da CET, dependendo do
lugar, as mudanças podem ser feitas somente fora dos picos, mas uma
coisa é certa: ao menos 1.099 semáforos terão queda na espera do
pedestre.

Essa quantidade se refere ao total de equipamentos mecânicos,
ultrapassados, que hoje só permitem tempos fixos de programação.

Com mais de três anos de atraso, eles começaram a ser trocados por
semáforos eletrônicos (222 já foram substituídos), que permitem ajustes
variados ao longo do dia, além de serem monitorados a distância, não só
in loco.

Além desses, também haverá mudanças em parte dos 4.342 que já são
eletrônicos -mas numa dimensão que a CET ainda não sabe estimar.

Os primeiros a passar por ajustes serão 412 no meio das quadras, e não
em esquinas.

Pelo discurso da CET, a mudança não prejudicará a fluidez do trânsito
porque a redução do tempo de verde para os carros vai eliminar uma
"ociosidade" existente.

Ou seja, por essa tese, há tempo excessivo aberto para os veículos, de
maneira desnecessária, em parte do dia -algo que não pode ser ajustado
nos semáforos ultrapassados, por não possibilitarem programações
variadas.

"O intuito não é prejudicar a mobilidade, mas proporcionar mais
segurança e aproveitar os tempos ociosos", afirma Macabelli.

Técnicos da CET admitem, porém, que é inevitável algum prejuízo para os
carros.

O diretor diz que a diminuição do tempo não pode ser excessiva porque
haveria um efeito contrário, de os veículos passarem no vermelho.

Leia também: "35% das mortes em motos são em corredor de carro" - Folha
de S.Paulo -- http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/16510


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